Folha de S.Paulo

Brasil causa alarme; Europa se prepara para vacinar 448 milhões

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Do argentino La Nación ao South China Morning Post, passando por americanos e europeus, acumulam-se enunciados como “Situação no Brasil é ‘muito, muito preocupant­e’, diz chefe da Organizaçã­o Mundial de Saúde”.

Também “OMS alarmarda por segunda onda de Covid-19 no Brasil” ou “Alertam para situação no Brasil e São Paulo amplia restrições”.

Enquanto isso, do Wall Street Journal ao financeiro francês Les Échos, as manchetes foram para o pedido de aprovação europeia da vacina da Pfizer-Biontech, que traz “esperança de que a União Europeia comece logo a vacinação de seus 448 milhões”. Assim que aprovada, “Entrega será em poucas horas”, festejou o alemão Handelsbla­tt.

Quanto ao Brasil, o chinês Global Times destacou que “Vacinas da China se adaptam melhor a América Latina e África devido a custos baixos e logística”, citando a temperatur­a exigida pelas vacinas de Pfizer-Biontech e Moderna. E anunciou:

“O Instituto Butantan, parceiro brasileiro na CoronaVac, afirmou ao Global Times que os resultados da fase três saem nesta semana.”

CIDADE TOMADA No mexicano Excelsior, “Comando toma cidade no Brasil”. A repercussã­o maior do episódio, talvez pelas imagens, foi nos Estados Unidos. Na Fox News, “cidade brasileira é tomada por bandidos armados”. Na NBC, “cidade brasileira é trancada”, tem “pontos de acesso bloqueados”. No New York Times, “Criciúma, no Brasil, é atacada por gangue armada” —e este foi apenas “o ataque mais recente contra pequenas cidades” do país.

DISPARADA Da americana CNN à britânica BBC, “Desmatamen­to na Amazônia brasileira salta para o mais alto em 12 anos”. Na agência Reuters, “dispara sob Bolsonaro”. Para o Les Échos, “Pressão internacio­nal sobre Bolsonaro deve se intensific­ar”.

GOLPE EM BOLSONARO No título do britânico Financial Times, “Eleições locais desferem um golpe em Bolsonaro”. No Washington Post, “Bolsonaro sofre onda de derrotas”, e no Los Angeles Times, “Trump dos trópicos tem perdas pesadas”. No francês Le Figaro, “No meio do mandato, Jair Bolsonaro recebe uma severa advertênci­a”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil