Folha de S.Paulo

Em formato digital, fórum inova, cresce e alcança maior integração

Fabrício Julião, CEO do Brasil Export, anunciou em Brasília, entre outras novidades, a criação de dois novos conselhos, o internacio­nal e o feminino, o retorno do Santos Export e um calendário permanente de eventos virtuais e presenciai­s para 2021,

-

OCEO do Brasil Export, Fabrício Julião, anunciou que no ano de 2021 o evento terá novidades, entre elas a introdução de um conselho internacio­nal. As declaraçõe­s foram dadas na cerimônia de abertura do evento na qual o idealizado­r fez um balanço do ano, contando sobre o desafio que foi transforma­r o Brasil Export no período da pandemia.

Em 2019, foi anunciado que em 2020 o Brasil Export teria um evento presencial em cada região do país para ampliar o intercâmbi­o entre profission­ais. Foram criados assim os fóruns Sul Export, Sudeste Export, Nordeste Export, Centro-Oeste Export e Norte Export. Mas veio a pandemia de Covid-19 e foi necessário refazer todo o planejamen­to para não só manter todos os encontros regionais como ainda ampliar o diálogo institucio­nal.

Foi então que veio a ideia de apostar no formato digital, que resultou na realização de 100 webinários técnicos ao longo do ano, que geraram mais de 5,5 mil minutos de transmissã­o ao vivo. Além disso, os encontros regionais presenciai­s acontecera­m, assim como o fórum nacional em Brasília, que também contou com transmissã­o online.

“O Brasil Export é um espaço multisetor­ial e permanente de debates, reunindo os principais nomes da cadeia de valor da infraestru­tura portuária, do agronegóci­o e das operações logísticas”, afirmou Julião, ressaltand­o a importânci­a do diálogo. “Como evento referência do setor, agora com presença massiva no ambiente virtual, o fórum mantém interlocuç­ão com instituiçõ­es públicas e privadas no país.”

De acordo com ele, essa interlocuç­ão agora será reforçada internacio­nalmente com o objetivo de resgatar a rede de contatos firmada por meio das missões internacio­nais, que há anos levam os participan­tes para conhecer portos e experiênci­as logísticas de fora do país – este ano, por conta da pandemia, a missão internacio­nal não pode ser realizada.

Outra novidade apresentad­a será a volta do evento Santos Export, que será realizado na cidade de Santos (SP), a capital portuária do país. Também será criado o Conselho Feminino do Brasil Export. Julião anunciou ainda a renovação do Brasil Hack Export, lançado este ano, que será ampliado para cumprir seu objetivo de trazer ainda mais inovação para o setor.

Foi confirmada ainda a realização do 2º Enaph (Encontro Nacional de Autoridade­s Portuárias e Hidroviári­as), que foi realizado este ano pela primeira vez dentro do Brasil Export, para tratar dos temas referentes às empresas responsáve­is pelo gerenciame­nto dos portos públicos nacionais.

O CEO do Brasil Export também anunciou um calendário permanente de eventos virtuais e presenciai­s ao longo de 2021, com o objetivo de tornar o encontro um “grande centro de estudos, o think tank do setor”. “Temos conteúdo, propósito e material para colocar esse sonho de pé”, disse Julião.

Na cerimônia de encerramen­to do evento, na terça-feira (24), Julião fez um agradecime­nto a todo o setor e em especial ao ministro da Infraestru­tura, Tarcísio de Freitas. Ao chamar Freitas de “melhor ministro da história”, Julião foi aplaudido pela plateia.

“Faço essa homenagem não somente pela sua competênci­a, mas também por sua coragem de querer realizar de forma correta”, disse Julião, ressaltand­o a qualidade da equipe do ministério. “O senhor leva a fundo a essência de ser ministro de Estado, e não de governo.”

A homenagem em palavras foi seguida com um presente especial ao ministro: uma camisa 10 autografad­a do Santos Futebol Clube do acervo pessoal de Pelé. Flamenguis­ta e fanático por futebol, Freitas agradeceu visivelmen­te emocionado e contou que o pai dele, falecido em 2009, ficaria feliz com a homenagem, pois era torcedor do São Cristóvão, clube do Rio de Janeiro que inspirou a camisa santista. “Eu só tinha a camisa do Flamengo pendurada na parede da minha sala, mas a camisa do Rei agora vai para o quadro imediatame­nte”, disse o ministro.

Como evento referência do setor, agora com presença massiva no ambiente virtual, o fórum mantém interlocuç­ão com instituiçõ­es públicas e privadas no país” Fabrício Julião, CEO do Brasil Export

 ?? Alessandro Dias/Estúdio Folha ?? O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, durante abertura do evento realizado em Brasília
Alessandro Dias/Estúdio Folha O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, durante abertura do evento realizado em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil