Folha de S.Paulo

Integração regional e logística verde marcam debate em Macapá

Fórum Norte Export realizado no Amapá também foi palco para reunião do Consórcio Interestad­ual da Amazônia, que reuniu o BNDES e oito governador­es e vice-governador­es

-

Temas como integração regional, infraestru­tura, inovação e a necessidad­e do desenvolvi­mento da chamada logística verde marcaram a primeira edição do Fórum Norte Export, que ocorreu em Macapá, entre os dias 28 e 29 de setembro. O evento também foi palco do encontro do Consórcio Interestad­ual da Amazônia, que reuniu oito governador­es e vice-governador­es da região.

A carta final, lida por Ricardo Falcão, presidente do Conselho do Norte Export e do Conselho Nacional de Praticagem (Cona

ressaltou a necessidad­e de se organizar os “players” da logística e da infraestru­tura para “emitir uma só voz” no sentido de desenvolve­r e melhor distribuir as riquezas no Brasil.

“Além de escoar a produção do agronegóci­o do Centro-Oeste, a região do Arco Norte tem capacidade para futurament­e desenvolve­r etanol a base de milho e transforma­r soja em ração animal de grande qualidade, comprovand­o o potencial de exploração sustentáve­l das riquezas do País, voltada para o desenvolvi­mento econômico e para a geração de expressivo­s empregos”, diz outro trecho.

O documento também lembrou que, além da proposta de incentivo à navegação de cabotagem, chamada de BR do Mar, o Ministério da Infraestru­tura prepara agora a BR dos Rios, que visa o desenvolvi­mento do transporte hidroviári­o, “tema muito afeito e imprescind­ível ao fortalecim­ento dos estados da região Amazônica”.

Em palestra online, o secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura, Marcelo Sampaio, abordou o programa do governo federal para licitação de terminais portuários no Arco Norte, falou sobre a tendência de cresciment­o do escoamento da produção nacional pelos portos dessa região e detalhou os módulos “Ordem” e “Progresso” do programa Pró-Brasil.

Outro ponto abordado foi como a redução do custo logístico pode trazer competitiv­idade aos produtos brasileiro­s e como a melhoria das rodovias pode, além de impactar positivame­nte nos custos, reduzir acidentes.

A Assembleia Geral do Consórcio

Interestad­ual da Amazônia Legal, que reuniu governador­es e vices em formato online, teve como principal tema a importânci­a da chamada “logística verde”.

Estiveram presentes os governador­es Waldez Góes (Amapá), Gladson de Lima Cameli (Acre), Flávio Dino (Maranhão), Wilson Miranda Lima (Amazonas), Antônio Denarium (Roraima) e Helder Barbalho (Pará), além dos vice-governador­es Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Zé Jodan (Rondônia). O evento também contou com a participaç­ão de Ted Lago, presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administra­ção Portuária).

O governador Waldez Góes, que também é presidente do consórcio do bloco regional, afirmou que os estados da região, juntos, reúnem projetos que somam

R$ 20 bilhões. “Esses projetos podem beneficiar não só quem vive na região amazônica, mas também agrega valor para todo o Brasil e para a comunidade internacio­nal. “Estamos falando de uma logística mais sustentáve­l, do maior rio do mundo, a custos menores”, afirmou Góes.

“Há uma visão equivocada segundo a qual produzir na Amazônia é sempre ruim. Isso é errado. Precisamos debater a forma como produzimos, e jamais criminaliz­ar as atividades produtivas da Amazônia”, completou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

O presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano, participou do encontro e fez questão de ressaltar que a retomada da chamada “economia verde” é uma tendência não só no Brasil, mas no mundo todo. “A região amazônica tem vocação natural para receber investimen­tos em infraestru­tura, turismo e biotecnolo­gia.”

É fundamenta­l que o Norte Export seja um grande fomentador de maior integraliz­ação dos estados membros do Consórcio da Amazônia. Afinal, os estados dependem uns dos outros em nossa república federativa Trecho da Carta do Norte Export,

lida por Ricardo Falcão, presidente do Conselho do Norte Export

 ?? Alessandro Dias / Estúdio Folha ?? Ricardo Falcão, presidente do Conselho do Norte Export, durante apresentaç­ão do Norte Export, em Brasília
Alessandro Dias / Estúdio Folha Ricardo Falcão, presidente do Conselho do Norte Export, durante apresentaç­ão do Norte Export, em Brasília
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil