Folha de S.Paulo

Investimen­to em dragagem contínua é questão de soberania

Tema foi um dos principais destaques do Fórum Sul Export, em Curitiba; secretário dos Portos detalhou programa de incentivo ao setor

-

Realizado em Curitiba nos dias 5 e 6 de outubro, o Fórum Sul Export abordou um dos temas mais urgentes para o setor hidroviári­o no sul do país, como ressaltou Jesualdo Silva, presidente do Sul Export, na leitura da carta do evento: “Talvez o principal desses problemas para os portos da região Sul seja a questão da dragagem. Os portos brasileiro­s precisam de serviços permanente­s de dragagem. Que sejam contínuos, sem interrupçõ­es causadas por burocracia­s”.

O assunto foi debatido no painel “Dragagem Permanente

Visando Ganhos Operaciona­is dos Portos”, que contou com moderação de Juarez Moraes e Silva, e a apresentaç­ão do prático João Bosco de Brito Vasconcelo­s, ambos conselheir­os do Sul Export. Entre os expositore­s estavam Julio Cesar Dias, da Secretaria Nacional de Portos de Transporte­s Aquaviário­s do Ministério da Infraestru­tura, o capitão-de-fragata César Reinert Bulhões, da Marinha do Brasil, Fernando Estima, superinten­dente dos portos do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Administra­ção dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), e Wilen Manteli, consultor do Conselho Deliberati­vo da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários).

A carta do Fórum Sul Export resumiu o debate realizado no painel: “O maior desejo da comunidade portuária é a dragagem permanente. A implantaçã­o da dragagem contínua evitaria novos ciclos de enfrentame­nto jurídico e ambiental, aproveitan­do contratos já pacificado­s. A manutenção de um calado adequado nos portos é uma questão de Custo Brasil e até de soberania nacional. O canal de acesso é o coração de um porto. É essencial manter investimen­tos e qualidade para evitar embaraços na movimentaç­ão das cargas”.

Em palestra online, o secretário nacional de Portos, Diogo

Piloni, detalhou as nuances que envolvem o BR do Mar – programa de incentivo à navegação de cabotagem –, falou sobre a importânci­a do fomento ao transporte hidroviári­o e lembrou do posicionam­ento do governo federal em garantir protagonis­mo à iniciativa privada e em melhorar o ambiente regulatóri­o.

“Conclamo a todos para participar da discussão do Pró -Brasil, programa de fomento à recuperaçã­o econômica do país, e do processo de melhoria do ambiente regulatóri­o. Vale destacar que os investimen­tos serão majoritari­amente privados. Precisamos ter investimen­tos contínuos em novos terminais, em aumento da capacidade portuária. De nada adianta ter navegação e não ter terminal”, afirmou Piloni.

São importante­s as discussões para ajustes no marco regulatóri­o no sentido de promover maior liberdade econômica. Essa regulação tem que ser branda e ser caracteriz­ada pela livre prática do preço Jesualdo Silva, presidente do Conselho do Sul Export e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)

 ?? Divulgação ?? O presidente do Conselho do Sul Export e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, durante apresentaç­ão em Curitiba
Divulgação O presidente do Conselho do Sul Export e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, durante apresentaç­ão em Curitiba
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil