Folha de S.Paulo

Setor portuário bate recordes e avança durante a pandemia

Na abertura do Brasil Export, o secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura, Marcelo Sampaio, reconheceu a contribuiç­ão do segmento que não parou em momento algum e evoluiu em ranking de competitiv­idade global

-

Osetor portuário brasileiro avançou 13 posições no ranking de competitiv­idade global do Fórum Econômico Mundial. O trabalho, que leva em conta pesquisas de opinião com empresário­s e índices globais de produtivid­ade de 141 países do mundo, classifico­u o Brasil como 91º na infraestru­tura portuária, ante a 104ª posição no ano de 2019.

Os dados foram apresentad­os pelo secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura, Marcelo Sampaio, que represento­u o ministro da Infraestru­tura, Tarcísio de Freitas, na cerimônia de abertura do Brasil Export 2020, realizada em Brasília na segunda-feira (23).

O ranking do Fórum Econômico Mundial é utilizado pelo ministério como parâmetro para medir as melhorias do setor de transporte­s e logística no país. A meta da atual gestão, segundo Sampaio, é ser o líder na América Latina no setor de infraestru­tura de transporte­s.

“Fomos brindados com a subida de 13 posições no setor portuário”, afirmou Sampaio, lembrando que o setor “deu o sangue” para manter o funcioname­nto da logística durante o ano de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19, e batendo recordes de movimentaç­ão.

No total, 79 obras públicas foram concluídas no ano. Sampaio anunciou que no setor rodoviário em 2020 serão concluídos mil quilômetro­s de rodovias, sendo 400 quilômetro­s de duplicação. O secretário citou ainda investimen­tos privados no setor portuário, como a ampliação do Tecon de Salvador (BA).

O secretário, mesmo diante dos bons resultados, diz ter a consciênci­a de que ainda há muito o que fazer no setor de infraestru­tura nacional. Ele brincou dizendo que, para fazer as obras necessária­s no Brasil, não é preciso grandes estudos.

“Fazer infraestru­tura no Brasil ainda é fazer o óbvio”, afirmou Sampaio. “Temos que ter esse momento de festa, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer.”

Sampaio também destacou a melhoria da gestão das companhias docas, que são as estatais responsáve­is pela administra­ção dos portos públicos sob gestão federal. Segundo ele, todas as sete companhias federais passaram do prejuízo ao lucro na atual gestão.

Outro avanço se deu com a sanção da Lei 14.047/2020, chamada de minirrefor­ma dos portos, com a qual será possível que as administra­ções portuárias possam passar áreas para a exploração pela iniciativa privada de maneira simplifica­da. Nos planos do ministério também está o processo de desestatiz­ação dessas empresas, que começará pela Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo).

Participar­am da mesa de abertura do Brasil Export Fabricio Julião, CEO do Brasil Export; Marcos Montes, secretário-executivo do Ministério da Agricultur­a, Pecuária e Abastecime­nto; Desmond Ng, chefe da missão da Embaixada de Singapura; e Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transporte­s Aquaviário­s).

Também estiveram presentes Vander Costa, presidente da CNT (Confederaç­ão Nacional do Transporte); Mayhara Chaves, presidente da Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviári­as); Eduardo Diogo, diretor de Administra­ção e Finanças do Sebrae; e José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export.

Sempre ouvimos que o Brasil era eficiente da porteira para dentro. Estamos inaugurand­o um novo momento do país: um país que passa a ser eficiente da porteira para fora”

Fomos brindados com a subida de 13 posições no setor portuário. E o setor deu o sangue para manter o funcioname­nto da logística durante a pandemia, batendo recordes de movimentaç­ão” Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura

 ?? Alessandro Dias/Estúdio Folha ?? O secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura, Marcelo Sampaio, durante abertura do Brasil Export, em Brasília
Alessandro Dias/Estúdio Folha O secretário-executivo do Ministério da Infraestru­tura, Marcelo Sampaio, durante abertura do Brasil Export, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil