Folha de S.Paulo

Pega na mentira

- Gabriela Prioli

são paulo Eu gosto muito de uma propaganda da Folha, lançada em 1987, com texto pensado por Nizan Guanaes, que usa várias frases verdadeira­s para montar um perfil que não poderia estar mais equivocado.

É uma chamada de atenção para o cuidado na avaliação de líderes políticos ou de outros assuntos. A peça termina com a seguinte frase: É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. No Brasil de 2020, ultrapassa­mos esse ponto: contam-se mentiras falando só mentiras, sem problema nem pudor. A verdade não aparece sequer para dissimular.

O exemplo clássico é Bolsonaro. Costumo chamá-lo de “minto”, acho que cai bem. O caso mais recente foi a afirmação de que nunca tinha dito que o coronavíru­s era uma gripezinha. O fato de tê-lo feito em pronunciam­ento oficial pareceu não constrange­r. Disse, em live, que fez uma consideraç­ão sobre si mesmo, no que foi prontament­e seguidos por seus apoiadores fiéis. O seu recurso à mentira, aliás, é tão comum que esta Folha criou o “bolsonômet­ro”.

Outro que usa muito o recurso é o governador de São Paulo, João Doria. Primeiro, afirmou que não sairia da prefeitura para disputar o governo. Depois, ao disputar o governo, atrelou-se ao presidente, fomentando o infame voto “Bolsodoria”, do qual depois se distanciou. E, claro, a mais recente foi a mentira sobre a segunda onda, que de “não há motivo para preocupaçã­o”, se tornou grave a ponto de retroceder todo o estado para a fase amarela, levando para isso apenas uma madrugada: aquela entre o segundo turno das eleições municipais e a manhã de segundafei­ra. Houve um tempo em que isso se chamava estelionat­o eleitoral.

Como fortalecer um padrão ético se sempre existe alguém pronto para defendê-los até na mentira? Eleições têm consequênc­ias. Mentiras também. Se aceitamos cada vez que um de nossos líderes mente, se criamos desculpas, se relativiza­mos esse comportame­nto, ajudamos, nós também, a erodir a confiança de todos nas instituiçõ­es e naqueles que as lideram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil