Folha de S.Paulo

Tudo pronto

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

A logística para a entrega nacional das vacinas já está desenhada, mesmo antes de a Anvisa aprovar o uso. Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal foram convocadas pelo Ministério da Justiça para fazer a escolta no aeroporto do Galeão no domingo (17), mesmo dia em que a agência promete divulgar seu parecer sobre os imunizante­s. Além da vacina que chega da Índia, a de Oxford, o governo fala na hipótese de distribuir também no domingo a Coronavac, do Butantan.

TRÂNSITO

Os secretário­s de Segurança Pública terão reunião nesta sexta (15) para discutir detalhes. A ideia para a vacina que vem da Índia é: a PF e a PRF recebem os lotes no Galeão, transporta­m para a Fiocruz para colocar etiquetas exigidas pelas autoridade­s brasileira­s, e depois retornam ao aeroporto do Rio, para serem levados aos estados.

CAMINHO

Nos estados, as vacinas serão entregues às polícias locais, que ficarão responsáve­is pela distribuiç­ão.

LACUNA

Estados ainda aguardam, porém, a definição sobre quais serão os critérios para a divisão do número de vacinas. Eduardo Pazuello (Saúde) havia indicado que a distribuiç­ão seria feita de acordo com o tamanho dos grupos prioritári­os em cada estado, mas ainda não deu certeza.

DADOS

Os gestores regionais informaram ao ministério quantos idosos com mais de 60 anos vivem em instituiçõ­es de saúde, qual a população indígena e quantos são os 15% dos profission­ais de saúde de cada estado que serão os primeiros a serem imunizados. Nova reunião está prevista para esta sexta (15).

ILHA

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirma que a falta de oxigênio na rede hospitalar da capital é culpa do isolamento geográfico da cidade, onde se acessa apenas por avião ou barco.

COMPORTAME­NTO

Para a explosão de casos, o prefeito culpa a pressão política e econômica contra o isolamento social. Mesmo agora, diante do caos, apenas 60% estão em casa, segundo ele, e a necessidad­e era atingir 90%.

PAZ

Representa­ntes do Amazonas acreditam que convencera­m o Ministério da Educação a não insistir na aplicação do Enem neste domingo (17) em Manaus, dado o agravament­o da Covid-19, e acreditam que foi construído um acordo para que a prova seja adiada para abril.

CARNE...

Primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara, Soraya Santos (PL-RJ) defende que a votação para a presidênci­a da Casa seja presencial até mesmo para os deputados mais velhos ou com comorbidad­es. “Sou a favor da votação presencial mesmo para quem é do grupo de risco. Se os brasileiro­s puderam votar, eu não posso?”, disse.

...E OSSO

Ela faz parte de grupo de partidos que apoia Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado por Bolsonaro. Eles têm colocado em questão a lisura de eventual pleito virtual. Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está com Baleia Rossi (MDBSP), tem falado na possibilid­ade de votação híbrida, nos formatos presencial e remoto.

SEM PARAR

O presidente do Supremo, Luiz Fux, que também é relator de ações sobre frete rodoviário na corte, conversou nesta quinta-feira (14) com representa­nte dos motoristas e com o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestru­tura) para buscar informaçõe­s sobre uma possível nova greve da categoria.

CAOS

O ministro pediu na reunião aos dois lados que evitem uma paralisaçã­o que pode prejudicar ainda mais o país em meio à pandemia.

MAIS UM

Guilherme Boulos (PSOL) viajará para Taubaté nesta sexta (15) para se reunir com funcionári­os da Ford e representa­ntes do sindicato da categoria. Ele estará no portão da fábrica no meio da tarde.

MEGAFONE

A ideia do candidato à Prefeitura de SP em 2020 é a de prestar solidaried­ade aos trabalhado­res e se colocar à disposição para contribuir na mobilizaçã­o.

NÃO POSSO

Indicado por Bolsonaro para o cargo de ministro do TCU, Jorge Oliveira declarou-se impedido de assumir relatoria de processo que recebeu em seu primeiro dia. Como adiantou o Painel no início do mês, ele vinha sendo questionad­o por possível conflito de interesses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil