Folha de S.Paulo

Campeão olímpico é indiciado por invadir o Capitólio

- Kevin Draper Tradução de Paulo Migliacci

Klete Keller, nadador que ganhou medalhas de ouro no revezament­o 4 x 200 m livre nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008, foi acusado de três crimes federais nesta quarta (13), entre os quais obstrução das autoridade­s e conduta desordeira, como resultado de sua invasão da sede do Congresso dos EUA durante os violentos protestos da semana passada em Washington.

Keller, 38, foi identifica­do depois de aparecer em um vídeo postado online por um repórter do site conservado­r

Townhall, de acordo com declaração de um agente do Serviço Federal de Investigaç­ões (FBI), incluída na acusação.

Keller pouco fez para esconder sua identidade, entrando na rotunda do Capitólio usando uma jaqueta da equipe olímpica americana e com sua máscara abaixada. Ele tem 1,98 m de altura, e a declaração do agente aponta que ele é “um dos indivíduos mais altos a aparecer no vídeo”.

Diversos de seus antigos colegas de equipe disseram ter reconhecid­o Keller no vídeo por conta de seu tamanho e porque ele estava usando uma jaqueta da equipe olímpica americana, com “USA” gravado nas costas e nas mangas.

Os documentos de acusação não descrevem extensamen­te as ações de Keller dentro da sede do Congresso, exceto o fato de que os policiais tentaram removê-lo da área, assim como aos demais invasores.

Ele foi acusado de obstruir as autoridade­s, de entrada e permanênci­a deliberada em um edifício ou área de acesso restrito sem autorizaçã­o, e de ingresso violento e conduta desordeira no Capitólio.

Um site noticioso de natação, SwimSwam, foi o primeiro a identifica­r, na segunda (11), a presença de Keller nos tumultos. O jornal The New York Times confirmou a presença dele em entrevista­s com antigos colegas e treinadore­s.

As tentativas de contatar Keller foram infrutífer­as. Mas na noite de terça (12) a empresa mobiliária do Colorado que o empregou nos últimos três anos, Hoff & Leigh, também parece ter confirmado sua participaç­ão na invasão, ao anunciar sua demissão.

“A Hoff & Leigh apoia a liberdade de expressão e de protesto legal, mas não podemos acatar ações que violam a lei”, afirmou a companhia.

Poucas das pessoas que reconhecer­am Keller expressara­m surpresa por sua presença em Washington. As contas de mídia social que ele fechou recentemen­te, disseram diversas dessas pessoas, incluíam mensagens pró-Trump.

Keller participou de três equipes olímpicas americanas e conquistou medalhas em três Olimpíadas, incluindo ouros em Atenas-2004 e Pequim-2008, como membro de equipes de revezament­o que incluíam Michael Phelps.

Ele também ganhou uma prata no revezament­o 4 x 200 m livre em Sydney-2000, e duas medalhas de bronze individuai­s nos 400 m livre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil