Folha de S.Paulo

PSOL dividido lança Luiza Erundina para presidir Câmara, e nanicos entram na disputa

- Julia Chaib

brasília Após reunião da executiva nacional nesta sexta-feira (15), oP SOL decidiu lançara candidatur­a da deputada Luiz Erundina (SP) para concorrer à presidênci­a da Câmara.

Abanca dado partidona Casa tem dez parlamenta reses e dividiu em relação à disputa.

Em reunião na quarta-feira (13), cinco deputados defenderam apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros cinco preferiram lançar uma candidatur­a própria.

Em resolução divulgada após o encontro, a sigla ressaltou que, se a parlamenta­r não chegar ao segundo turno, “orienta o voto da bancada do PSOL no candidato que representa­r uma alternativ­a àquele apoiadopel­o governo JairBol sonar o ”.

A disputa na Câmara está polarizada­entre Baleia R os sie Arthur Lira( P P-AL ), apoiado por Bolson aro, que também tentou atrair votos do PSOL.

Baleia já conta com o apoio das cúpulas das siglas da oposição, como PT, PC do B, PSB e PDT, e esperava obter o apoio formal do PSOL.

A sigla, porém, preferiu marcar posição na disputa “em favor da construção de uma candidatur­a de esquerda no primeiro turno que defenda as bandeiras da ampliação de direitos, da democracia, da soberania nacional, da defesa da saúde pública”.

O partido também defende no texto mudanças “antiauster­idade na política econômica”, vacinação e combate à discrimina­ção, “bandeiras estas que serão reforçadas por uma presidênci­a da Câmara dos Deputados que dê início ao processo de impeachmen­t de Bolsonaro”.

Na bancada da Câmara, manifestar­am-se a favor da candidatur­a de Baleia os deputados Marcelo Freixo (RJ), Sâmia Bonfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), Vivi Reis (PA) e David Miranda (RJ).

A favor de uma candidatur­a própria ficaram a própria Luiza Erundina (SP), Ivan Valente (SP), Glauber Braga (RJ), Talíria Perone (RJ) e Áurea Carolina (MG).

Além de Erundina, que em novembro disputou a viceprefei­tura de São Paulo na chapa psolista encabeçada por Guilherme Boulos, há outros candidatos menos competitiv­os na corrida da Câmara. Como o PSOL, o Novo lançou candidatur­a própria. Marcel Van Hattem (Rs) vai representa­r a sigla na disputa.

Outros nomes decidiram entrar na disputa de modo independen­te, sem a ajuda de seus partidos. No MDB, mesma sigla de Rossi, o deputado Fábio Ramalho (MG), decidiu se candidatar. Ele também se lançou a presidente da Casa em 2019, quando obteve 66 votos.

O deputado Capitão Augusto (PL-SP), Alexandre Frota (PSDB-SP) e André Janones (Avante-MG) também pretendem disputar o primeiro turno da eleição na Câmara.

 ?? Reprodução ?? Luiza Erundina (PSOL-SP)
Reprodução Luiza Erundina (PSOL-SP)
 ?? Pedro Ladeira - 30.out.19/Folhapress ?? Alexandre Frota (PSDB-SP)
Pedro Ladeira - 30.out.19/Folhapress Alexandre Frota (PSDB-SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil