Folha de S.Paulo

Quem são os candidatos

-

À CHEFIA DA CDU Armin Laschet, 59

Jornalista, é o atual primeiromi­nistro da Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha. Católico de centro, como governador assumiu a proteção da indústria como prioridade. Sua gestão da pandemia foi considerad­a ruim, e é o candidato com menos chances de levar a CDU a uma vitória, segundo os alemães em geral e entre os eleitores de seu partido (4%, em pesquisa deste mês). Sob sua liderança, a CDU tentaria manter unidos o centro e a ala conservado­ra.

Norbert Röttgen, 55

Advogado, é ex-ministro federal do Meio Ambiente, visto como modernizad­or na CDU e relativame­nte progressis­ta, apesar de ter votado contra o casamento gay. É o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento. Para 11% dos eleitores em geral e 8% dos que votam na CDUCSU, ele seria o candidato a chanceler com melhores chances nas eleições gerais. Sua vitória como líder significar­ia a manutenção do curso cauteloso imposto por Merkel.

Friedrich Merz, 65

Advogado corporativ­o milionário, é conservado­r linha-dura e pró-negócios, e foi um dos maiores rivais de Merkel no início dos anos 2000. De acordo com pesquisa deste mês, 18% dos alemães e 21% dos que votam no partido acreditam que, como candidato a chanceler, ele daria as melhores chances à CDUCSU. Sua vitória colocaria o partido no rumo da direita, de olho em votos da AfD.

QUEM MAIS PODE VIRAR CANDIDATO A PREMIÊ Jens Spahn, 40

Atual ministro federal da Saúde, é da ala conservado­ra do partido. Gay e casado, ele poderia atrair uma faixa mais jovem que a dos eleitores tradiciona­is do partido.

Sua alta popularida­de durante a pandemia foi afetada pela campanha de vacinação, vista como lenta.

Markus Söder, 54

Atual chefe da CSU e primeiro-ministro da Baviera, é político profission­al desde 1994. No início crítico de Merkel, passou a ser apoiador da chanceler.

Com a popularida­de em alta, aparece na frente dos outros quatro na preferênci­a dos membros do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil