Folha de S.Paulo

Avião que buscaria vacinas na Índia leva oxigênio ao AM

- Bernardo Caram

O Ministério da Saúde informou que uma aeronave da Azul levaria cilindros de oxigênio para Manaus (AM) neste sábado (16). O avião é o mesmo que viajaria à Índia nesta semana para buscar vacinas contra o coronavíru­s, mas teve a partida adiada após fracasso nas negociaçõe­s entre os governos brasileiro e indiano.

De acordo com a pasta, a aeronave partiria de Campinas (SP) para Manaus neste sábado. A companhia aérea informou que o voo tinha previsão de pouso na capital do Amazonas às 17h50.

Segundo o governo, o pedido foi feito pelo Ministério da Saúde com objetivo de abastecer as unidades de saúde da região. A capital do Amazonas sofreu um colapso no sistema hospitalar nesta semana por falta de oxigênio.

“O voo será realizado pela mesma aeronave que partiria hoje para Mumbai, na Índia, uma vez que a missão foi reprograma­da devido questões diplomátic­as entre Brasil e Índia e deverá ocorrer nos próximos dias”, informou a pasta.

Inicialmen­te, o voo da Azul partiria para a Índia na quintafeir­a (14) e a partida chegou a ser adiada para sexta (15). No entanto, dificuldad­es na liberação das vacinas provocaram novo adiamento e ainda não há nova data para a operação.

Na sexta, o governo da Índia negou a entrega imediata de um lote de vacinas da Oxford/AstraZenec­a ao Brasil, o que frustrou uma operação para buscar o material ainda neste fim de semana e deve resultar numa derrota política para o Palácio do Planalto.

Também na manhã deste sábado, o governo federal informou que 23 pessoas que estavam internadas em Manaus foram levadas para São Luís (MA) em dois voos.

Os primeiros 12 pacientes foram transporta­dos em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que deixou a capital do Amazonas na noite de sextafeira, chegando a São Luís durante a madrugada.

O Ministério da Saúde informou que um segundo avião decolou à tarde com destino à capital maranhense, com 11 pessoas. A pasta também acrescenta que foram disponibil­izados 149 leitos para desafogar os hospitais de Manaus.

Além dos pacientes, o Ministério da Defesa informou que foram levados, durante a madrugada, mais cinco reservatór­ios de oxigênio líquido, que saíram de Guarulhos (SP) para Manaus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil