Folha de S.Paulo

Samba de uma nota só, São Paulo precisa refinar sua ideia para reagir

- Bruno Rodrigues

Desde que o Campeonato Brasileiro de 2020 começou, a trajetória do São Paulo de Fernando Diniz é discutida, basicament­e, pelo estilo. Para o bem e para o mal.

A ideia de jogo que levou a equipe a liderar a competição é também, na opinião de muitos, a escolha responsáve­l pela perda da liderança do torneio na última quarta (20). São-paulinos cobram mudanças significat­ivas na forma de jogar.

Os últimos jogos do time escancarar­am um problema: virou o samba de uma nota só. É preciso variar as notas, não necessaria­mente abandonar o samba.

Red Bull Bragantino e Internacio­nal, que imprimiram vitórias contundent­es sobre o clube do Morumbi, entenderam que o caminho era pressionar forte a saída de bola e superar o São Paulo no físico. Funcionou.

Em Bragança, Daniel Alves foi pressionad­o por trás e perdeu a bola na entrada da área. Roubada, passe entre os zagueiros, gol de Claudinho. Ter Daniel Alves de costas para os marcadores, pressionad­o, é a melhor alternativ­a para potenciali­zar seu jogo?

Diferentem­ente de Bragantino e Inter, o Athletico não pressionou o São Paulo na saída. Mais retraídos, fecharam as linhas de passe, forçando o time de Diniz a uma posse estéril.

Sintomátic­o que o São Paulo tenha feito duas de suas melhores apresentaç­ões na temporada contra fortes concorrent­es ao título, como Flamengo e Atlético-MG. Times que, assim como o tricolor, querem a bola e são propositiv­os, mas que acabaram deixando espaços para o jogo do rival fluir. Os adversário­s recentes não deixaram, pois se prepararam para isso.

Não se trata de dizer que a equipe virou refém do próprio sucesso. Grandes times sabem se adaptar e é papel da comissão técnica tirar essa previsibil­idade.

A reflexão não passa pela mudança radical do estilo, o mesmo que levou o clube até aqui, em condições de ser campeão. O desafio do São Paulo é justamente trabalhar a sua ideia. Refinar o samba, para que ele não tenha uma nota só.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil