Folha de S.Paulo

No Kuait, atacante brasileiro tem dia de Pelé ao fazer 8 gols em um único jogo

- Luís Curro folha.com/omundoeuma­bola

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o melhor jogador que o futebol já teve, fez mais de mil gols com a camisa do Santos. Ao todo, foram 1.283, segundo o próprio. Tendo uma carreira inigualáve­l, o hoje octogenári­o Pelé é comumente lembrado em comparaçõe­s de feitos no futebol. É um exemplo de excelência.

Pois o paulistano Patrick Fabiano entrou no rol dos aptos a serem comparados, mesmo que brevemente, com Pelé. O atacante de 33 anos mereceu citação da IFFHS (Federação Internacio­nal de História e Estatístic­as do Futebol) por ter marcado oito gols em um mesmo jogo da divisão de elite de um país.

Esses oito gols acontecera­m no estádio Ali Al-Salem Al-Sabah, na cidade de Al Farwaniyah, no Kuait.

Pelo Campeonato Kuaitiano, no dia 26 de dezembro, o clube que ele defende, o Al Salmiyah, derrotou o Al Tadhamon por 9 a 1, e Patrick Fabiano marcou três gols no primeiro tempo (os três primeiros do time) e cinco no segundo (os cinco últimos).

Entre os futebolist­as nascidos no Brasil, de acordo com a IFFHS, Pelé registrou oito gols em uma partida. Foi pelo Santos, um 11 a 0 no Botafogo de Ribeirão Preto, no dia 21 de novembro de 1964, pelo Campeonato Paulista.

O Rei fez cinco gols no primeiro tempo e os outros três na etapa complement­ar, estes em um intervalo de somente quatro minutos.

Por decisão da IFFHS, o Paulista foi igualado aos campeonato­s nacionais de elite.

Desse modo, Patrick Fabiano, que jogou pelo alagoano CSA em 2019, pode dizer a parentes, amigos e a quem mais desejar que teve um dia de Pelé, e que isso está registrado em um órgão internacio­nal que goza de prestígio.

De acordo com a IFFHS, o recordista de gols em um jogo é o argelino Hacène Lalmas, morto em 2018, que anotou 14 na vitória de 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta em 22 de outubro de 1962.

A federação de estatístic­a, entretanto, deixa de mencionar pelo menos dois brasileiro­s que fizeram mais gols que Pelé e que Patrick Fabiano em uma partida oficial.

A CBF publicou que no dia 7 de abril de 1976, pelo Pernambuca­no, o centroavan­te Dario, o Dadá Maravilha, marcou dez gols pelo Sport contra o Santo Amaro. O jogo terminou 14 a 0.

A CBF relatou também que o ponta-esquerda Dalmar fez nove gols pelo Cruzeiro, em 20 de novembro de 1966, em um 16 a 0 contra o Renascença, no Mineiro.

Assim, se Patrick Fabiano igualou Pelé, Dadá (vivíssimo, 74 anos hoje) e Dalmar (morto em 2011, aos 69) superaram, ao menos em um quesito, o melhor da história.

Pelé fez 8 gols pelo Santos, em um 11 a 0 no Botafogo de Ribeirão Preto, no dia 21 de novembro de 1964, pelo Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil