Folha de S.Paulo

Antes relegado, amarelo se torna tendência para 2021 e leva luz a interiores

Escolhido por marcas, tom é uma das tendências do ano na decoração; veja como aplicar em casa ou no escritório

- Danae Stephan

SÃO PAULO O amarelo está entre as principais tendências de 2021 na decoração, depois de décadas relegado a ambientes comerciais e a detalhes em projetos residencia­is.

Pelo menos duas marcas de peso apostaram na cor. A Eucatex elegeu o tom manteiga de cacau, um amarelo acinzentad­o, como sua cor do ano, com base em uma pesquisa feita especifica­mente para o mercado brasileiro, conduzida pela consultori­a de tendências Tendere.

Em um primeiro momento, a marca havia selecionad­o um tom de rosa que remetia ao modernismo. A intenção era propor uma cor que tornasse os ambientes mais acolhedore­s para um período de grandes desafios.

“Ao avaliar as perspectiv­as socioeconô­micas futuras, vimos que precisávam­os de uma cor que, além de acolher, também alegrasse e trouxesse mais energia para as pessoas”, diz Patricia Sant’Anna, doutora em história da arte e fundadora da consultori­a.

Já a Pantone, instituto que define o padrão de cores nas industrias gráfica e têxtil no mundo, divulgou dois tons em vez de um. Os eleitos para 2021 foram o amarelo “iluminatin­g” e o cinza “ultimate gray”, que “se complement­am e mostram empatia entre as cores”, afirma Blanca Lliahnne, diretora-executiva da Lexus, distribuid­ora da Pantone no Brasil.

“São duas cores complexas, exatamente como o momento que estamos vivendo”, diz Blanca. “O amarelo é uma cor prática, racional, que traz otimismo e ainda estimula a concentraç­ão e o foco. Sempre falo para os meus alunos: precisa desafiar sua inteligênc­ia, estudar muito, realizar um projeto? Coloque um objeto amarelo grande em seu campo visual”, afirma.

Já o cinza, segundo Blanca, faz um contrapont­o: cores mais escuras são apropriada­s para momentos de introspecç­ão, calma e meditação, balanceand­o a “energia” e o “estímulo dos sentidos” trazidos pelo amarelo.

A influência das cores no nosso humor são alvo de pesquisas no mundo todo. “A cor afeta o sentido, a forma como as pessoas se relacionam com os espaços”, diz a arquiteta Renata Pocztaruk, da ArqExpress, que irá ministrar o curso “O estudo da cor aplicada nos ambientes internos e externos” na pós-graduação da PUC-RS. Não por acaso, o amarelo é um dos tons preferidos por fast foods, já que também estimula a fome a vontade de ir embora, diz Renata.

Por estimular os sentidos e ajudar na concentraç­ão, é ideal para ambientes de trabalho, como home offices e cozinhas. “Dá para aplicar em qualquer cômodo, mas é preciso avaliar o tom certo para cada um”, diz Renata.

Se a ideia é estimular e alegrar, deve-se optar por tons vibrantes e quentes. Já para quartos e salas, o ideal é usar um tom mais frio.

“O brasileiro prefere cores mais neutras para dentro de casa, é uma caracterís­tica desse consumidor”, diz Patrícia. Quando seleciona tons vibrantes, geralmente opta por aplicá-los em detalhes, como móveis e objetos de decoração.

Daí o acerto da Pantone em juntar o amarelo luminoso e o cinza neutro, segundo Renata. “São cores que se complement­am muito bem.”

Também é indicado para ambientes com pouca iluminação. “O amarelo funciona melhor do que o branco nesses casos. Ele reflete mais tanto a luz natural quanto a artificial, aquece no sentido simbólico e torna o ambiente mais aconchegan­te, alegre e vitalizado”, diz Patrícia.

Mas é preciso tomar cuidado com as texturas e acabamento­s que complement­am o ambiente. “Dependendo de como for a superfície do objeto e a entrada de luz, a cor pode criar reflexos que atrapalhem a visão, tornando o ambiente cansativo. Eu sugiro o uso de materiais foscos ou acetinados, jamais com brilho, a não ser que seja apenas um detalhe”, diz Renata.

 ??  ?? 1
1
 ?? Fotos Divulgação ?? 4
1 Parede na cor manteiga de cacau, tom do ano da Eucatex 2 Cozinha com armário amarelo, projetada pelo arquiteto Jean de Just 3 Entrada de apartament­o decorado por Guta Louro 4 Ambiente com papel de parede da marca Casa Mineira
5 Pendente de metal Ampola, à venda na Labluz
6 Almofada com estampa da Pantone, disponível na Mobly 7 Estante Summer Steps, da Tramontina
Fotos Divulgação 4 1 Parede na cor manteiga de cacau, tom do ano da Eucatex 2 Cozinha com armário amarelo, projetada pelo arquiteto Jean de Just 3 Entrada de apartament­o decorado por Guta Louro 4 Ambiente com papel de parede da marca Casa Mineira 5 Pendente de metal Ampola, à venda na Labluz 6 Almofada com estampa da Pantone, disponível na Mobly 7 Estante Summer Steps, da Tramontina
 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 7
7
 ??  ?? 5
5
 ??  ?? 6
6

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil