Folha de S.Paulo

Acidente com bimotor em Tocantins mata piloto, 4 jogadores e dirigente de clube

Atletas viajavam para Goiânia separados do restante da equipe por estarem com Covid-19

- Ana Luiza Tieghi e Renan Marra

são paulo Um avião com integrante­s da equipe do Palmas Futebol e Regatas, time que disputou a última Série D do Brasileiro, caiu por volta de 8h30 deste domingo (24) pouco depois de decolar, no distrito de Luzimangue­s, em Porto Nacional (TO).

De acordo com a assessoria do time, quatro jogadores (Lucas Praxedes, 23, Guilherme Noé, 28, Ranule Gomes, 27, e Marcus Molinari, 23), o presidente do clube, Lucas Meira, 32, e o piloto da aeronave, comandante Wagner Machado, 59, morreram no acidente.

Não houve sobreviven­tes. Segundo o Corpo de Bombeiros do Tocantins, a aeronave é um bimotor do modelo Baron, de prefixo PTLYG.

“Quando chegamos, observamos que a aeronave ainda estava em chamas, mas com fogo baixo. Duas explosões foram notadas, o que pode ter sido os tanques nas asas”, afirmou a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, para o site da corporação.

De acordo com o RAB (Registro Aeronáutic­o Brasileiro), o avião é da marca Beech Aircraft, foi fabricado em 1982 e pertence à uma construtor­a com sede em Redenção (PA).

Procura pela Folha, a assessoria do Palmas afirmou que a aeronave pertencia à Meira, e estava em fase de transferên­cia para o nome dele.

O grupo estava a caminho de Goiânia, onde a equipe do Tocantins enfrentari­a o Vila Nova pela Copa Verde, na segunda-feira (25).

Segundo o clube, os atletas viajavam separados do restante da delegação porque estavam em fase final de recuperaçã­o da Covid-19 e poderiam jogar nesta segunda, de acordo com protocolo da CBF.

Contratado em 2021, o quarteto de jogadores ainda não havia estreado pelo time.

Adversário no confronto, o Vila Nova expressou em nota “consternaç­ão e profunda tristeza” pelo ocorrido e afirmou que fará homenagem aos ocupantes do voo no jogo da próxima quinta-feira (28) pelo Campeonato Goiano.

No início da tarde, em nota, a CBF informou que a partida de segunda foi suspensa e será remarcada posteriorm­ente. A entidade também decretou um minuto de silêncio nos jogos do Campeonato Brasileiro do domingo.

A Chapecoens­e, equipe que sofreu uma tragédia aérea em 2016, também prestou homenagem ao clube de Tocantins. Na ocasião, a aeronave do time catarinens­e levava 77 pessoas para a partida final da Copa Sul-Americana quando caiu na Colômbia. Foram 71 vítimas. Entre os mortos estavam jogadores e membros da comissão técnica, além de jornalista­s e a tripulação da aeronave.

Já o Palmas divulgou comunicado sobre o acidente e disse que se pronunciar­á “em momento oportuno” para trazer mais informaçõe­s.

A Copa Verde é um campeonato regional da CBF, que existe desde 2014. Disputam a competição equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo. A atual edição começou na última quarta (20), e reúne 24 equipes. O vencedor entra na terceira fase da Copa do Brasil.

O Palmas havia iniciado sua participaç­ão no campeonato na quarta, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Real Noroeste-ES.

Maior vencedor do Campeonato Tocantinen­se, o Palmas conquistou o Estadual sete vezes (2000, 2001, 2003, 2004, 2007, 2018 e 2019). A edição de 2020 foi interrompi­da em março por causa da pandemia. A competição retornou neste domingo (24), na fase semifinal. O clube voltaria a campo pelo torneio na quinta (28), contra o Araguacema.

A equipe da capital do Tocantins também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Foram 14 partidas, com 14 derrotas.

 ?? Divulgação ?? Bombeiros apagam as chamas dos destroços da aeronave que caiu logo após decolar
Divulgação Bombeiros apagam as chamas dos destroços da aeronave que caiu logo após decolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil