Folha de S.Paulo

GRUPOS À DIREITA PROMOVEM CARREATAS CONTRA BOLSONARO

- Waleska Borges e Gustavo Uribe

Manifestan­te observa carreata na av. Paulista, no segundo dia de protestos pelo impeachmen­t; ato de ontem foi convocado por MBL e Vem Pra Rua

rio de janeiro e brasília Um dia depois das manifestaç­ões de organizaçõ­es de esquerda pelo país com pedidos de impeachmen­t do presidente Jair Bolsonaro, grupos da direita protagoniz­aram neste domingo (24) a mobilizaçã­o nas ruas pelo afastament­o.

Convocados pelos grupos Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), manifestan­tes vestidos de verde e amarelo fizeram carreatas em várias cidades do país, entre elas, Rio e São Paulo, além de municípios do interior paulista.

No Rio, os manifestan­tes saíram em carreta da Barra da Tijuca, na zona oeste, e foram até Ipanema, na zona sul. Eles fizeram um buzinaço pelo impeachmen­t. Algumas pessoas colaram em seus carros cartazes lembrando o número de mortos pelo coronavíru­s no país. Muitos levavam bandeiras do Brasil.

Em São Paulo, os manifestan­tes seguiram em comboio pela avenida Paulista. Pessoas de motos e bicicletas se juntaram ao ato.

No sábado, grupos convocados por líderes de esquerda, de partidos como PT e PSOL, além de sindicatos, promoveram carreatas contra Bolsonaro em capitais.

Coordenado­r nacional do Vem pra Rua, Renato Sella diz que o grupo traz para os manifestos uma ação sem bandeiras políticas. Por esse motivo, diz, o movimento decidiu fazer suas carretas separadame­nte da esquerda.

“Respeitamo­s a esquerda, mas na nossa ação a única bandeira é a do Brasil.”

Ele diz que o ato em São Paulo reuniu 250 automóveis.

Diferentes organizaçõ­es também têm pedido o afastament­o do presidente por meio de manifestos. Ex-alunos da Escola Politécnic­a da USP criticaram em carta subscrita por 400 engenheiro­s o presidente e pediram seu afastament­o. O manifesto se soma a outros abaixo-assinados a favor do impeachmen­t, como um organizado por ex-alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, que reuniu mais de 1.450 assinatura­s.

Também neste domingo, o presidente Bolsonaro decidiu passear de motociclet­a pela capital federal.

Na companhia de seguranças, o presidente dirigiu por cerca de uma hora. No trajeto, ele chegou a parar em uma banca de frutas, mas logo subiu de volta no veículo com a chegada da imprensa.

Para tentar evitar a abertura de um procedimen­to para afastament­o, Bolsonaro intensific­ou a articulaçã­o nos últimos dias pela eleição do líder do centrão, Arthur Lira (PP-AL), para o comando da Câmara dos Deputados.

 ?? Ettore Chiereguin­i/AGIF/Folhapress ??
Ettore Chiereguin­i/AGIF/Folhapress
 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? Carreata neste domingo na zona sul de São Paulo
Bruno Santos/Folhapress Carreata neste domingo na zona sul de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil