Folha de S.Paulo

Barreira

- com Mariana Grazini e Arthur Cagliari Filipe Oliveira (interino) painelsa@grupofolha.com.br

A pandemia interrompe­u o avanço das pessoas com deficiênci­a no mercado ao derrubar a oferta de novas vagas reservadas ao grupo no ano passado, segundo dados de sites para busca de trabalho e consultori­as especializ­adas em oferecer treinament­o e seleção. No site BNE (Banco Nacional de Empregos), foram ofertadas 5.403 posições em 2019, ante 2.222 no ano passado. No Vagas.com, o número de anúncios voltados a esses trabalhado­res recuou de 10.064 para 5.410.

FREIO A queda na oferta de vagas deve interrompe­r o avanço que pessoas com deficiênci­a vinham conquistan­do nos últimos anos. Análise do Dieese mostra que o número de trabalhado­res do grupo no mercado formal cresceu 7,5% em 2019 e chegou a 523,4 mil.

MEIO VAZIO Carolina Ignarra, da Talento Incluir, diz que a pandemia foi usada como motivo para não cumprir a Lei de Cotas, que exige até 5% de pessoas com deficiênci­a nas empresas. Ela lamenta que tenha sido necessária uma medida do governo limitando demissões no grupo, o que indica pouca convicção de parte dos empregador­es na inclusão.

MEIO CHEIO Apesar de ter registrado recuo de 5% na procura por profission­ais com deficiênci­a em 2020, a consultori­a Page PCD diz que a qualidade das vagas melhorou. Enquanto as posições para auxiliar caíram de 27% para 13% do total, a busca por trabalhado­res do grupo para vagas de gerência ou níveis superiores saltou de 1% para 21%.

FLEXÍVEL Jaques Haber, da consultori­a iigual , diz que o recuo na busca por candidatos foi de 60% em 2020, mas a perspectiv­a é de recuperaçã­o. Um fator que deve ajudar, segundo ele, é o avanço do home office, que evita deslocamen­tos de quem tem dificuldad­e de locomoção e permite ao profission­al trabalhar em um local ao qual ele está adaptado.

ESCUTA Um grupo de mais de 30 associaçõe­s industriai­s de setores que vão de bebidas a medicament­os convidou os candidatos às presidênci­as da Câmara e do Senado para se reunirem antes da eleição. Os empresário­s querem apresentar os problemas da competitiv­idade brasileira e discutir o custo Brasil.

CALCULADOR­A A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOLSP) apresentou na Câmara pedidos de informaçõe­s ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo, questionan­do como estão os estoques de cilindros de oxigênio medicinal e de seringas no país e qual o plano para evitar falta dos itens. Caso aprovado, o prazo para resposta é de 30 dias.

RECUSA Donos de restaurant­es paulistas afirmaram em enquete do setor que vão manter negócios abertos aos finais de semana, apesar das restrições definidas pelo governo de SP. De 135 empresário­s contrários ao fechamento, de um total de 163 participan­tes, 70% se negam a respeitá-lo.

CARDÁPIO Edrey Momo, das pizzarias 1900, diz que, consideran­do conversas com empresário­s, vê chances de as regras serem desobedeci­das. “É um risco para o restaurant­e, mas Tem gente que entende que, se não fizer isso, vai quebrar de qualquer jeito.”

NA RUA O setor avaliou como positivo o protesto realizado neste sábado (23) nos arredores do Palácio dos Bandeirant­es e prevê nova manifestaç­ão na próxima quarta (27).

RECEITA O Governo de São Paulo diz que mantém canal aberto com todos os setores. Afirma ter liberado R$ 720 milhões em crédito subsidiado na crise e que segue recomendaç­ão do Centro de Contingênc­ia do coronavíru­s.

TELA O Shopping Center Norte, em São Paulo, vai lançar serviço de comércio eletrônico em fevereiro. A plataforma poderá ser usada por todos os lojistas do centro comercial.

CORRIDA A promessa é de entrega de pedidos de comida em até uma hora, no raio de sete quilômetro­s. Outros produtos chegarão em até 24 horas.

TIJOLO O serviço de carreto para mudanças foi o mais procurado no aplicativo GettNinjas em 2020 no estado de SP, com mais de 108 mil solicitaçõ­es atendidas. Em ano forte para reformas, também ficaram no topo da lista os chamados para pedreiros (103 mil) e montador de móveis (73 mil).

CÂMERA Profission­ais da saúde pública fizeram mais de 120 mil horas de reuniões pelo Zoom de setembro ao início de janeiro, segundo levantamen­to da empresa baseado nas 40 mil licenças doadas em agosto de 2020 ao Conasems, conselho que representa secretaria­s municipais de saúde. Mais de 130 mil pessoas participar­am das conferênci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil