Folha de S.Paulo

Biden liga para Putin e estende acordo nuclear

- IG

são paulo Em sua primeira ligação ao presidente Vladimir Putin desde que assumiu a Casa Branca, Joe Biden confirmou a extensão de um importante acordo de armas nucleares e listou uma série de temas incômodos a seu colega russo.

Segundo a porta-voz de Biden, Jen Psaki, o americano questionou Putin acerca do envenename­nto e prisão do opositor Alexei Navalni, que provocou os maiores protestos na Rússia desde 2017 no último dia 23.

Biden também quis saber se o Kremlin tinha envolvimen­to com o grande ataque de hackers a órgãos governamen­tais americanos, ocorrido no fim de 2020 e atribuído aos russos pela gestão Donald Trump.

O americano fez perguntas sobre relatos de que a Rússia teria pago mercenário­s no Afeganistã­o para atacar alvos de Washington, algo já negado pelo Kremlin, e expressou o desejo de uma Ucrânia soberana.

Na prática, o que houve de concreto na conversa foi a confirmaçã­o da extensão por cinco anos do acordo de limitação de armas nucleares estratégic­as Novo Start, que coloca um teto de 1.550 ogivas operaciona­is para cada lado.

Ele venceria em 5 de fevereiro, e estava prestes a caducar porque Trump manteve uma política agressiva nesse campo. Para Biden, estender o Novo Start é uma saída fácil para limpar a mesa antes de enfrentar problemas mais complexos no campo externo.

Também nesta terça o americano falou com Jens Stoltenber­g, secretário-geral da Otan.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil