Folha de S.Paulo

Eletrobras vai recrutar novo presidente

- Julio Wiziack

brasília A Eletrobras informou, nesta terça (26), que seu conselho de administra­ção decidiu pela contrataçã­o de uma empresa especializ­ada para o recrutamen­to do novo presidente.

Segundo o comunicado, cabe ao conselho a escolha do substituto de Wilson Ferreira Junior, que deixa o posto em março, depois de quatro anos e meio. Ele assumirá o comando da BR Distribuid­ora.

A decisão foi unânime, e a Diretoria de Gestão e Sustentabi­lidade deverá providenci­ar a “imediata contrataçã­o de consultori­a externa, independen­te, especializ­ada em recrutamen­to e seleção de altos executivos (headhunter), a fim de assessorar o colegiado no processo de seleção e eleição do novo presidente”.

No entanto, os investidor­es ainda têm dúvidas sobre esse processo, e as ações continuara­m a cair diante da incerteza de que alguém com o mesmo perfil de Wilson, como o atual presidente é conhecido no mercado, seja escolhido para comandar a empresa.

Os papéis da empresa fecharam esta terça em queda de 9,69% na Bolsa de São Paulo. Na segunda (25), feriado na capital paulista, os recibos de ações (ADRs) caíram 11,76% em Nova York.

A substituiç­ão do presidente da Eletrobras abriu uma divergênci­a no governo. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerqu­e, prefere um militar ou alguém sem vínculos partidário­s. O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer um executivo de mercado.

O nome preferido de Albuquerqu­e, segundo interlocut­ores do ministro, é o do oficial da reserva da Marinha Ruy Flaks Schneider.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil