Folha de S.Paulo

Governista, Lira é contra criação de CPI da Covid

-

Para Arthur Lira, candidato de Jair Bolsonaro à presidênci­a da Câmara, crise “não pode ser motivo de embates políticos”.

O líder do centrão e candidato de Jair Bolsonaro à presidênci­a da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) demonstrou resistênci­a à criação de uma CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) para apurar a gestão do governo federal durante a pandemia da Covid-19.

Lira participou nesta quarta-feira (27) de entrevista da frente parlamenta­r contra a corrupção. Nas palavras do deputado, também líder do PP na Câmara, a crise sanitária “não pode ser motivo de embates políticos para nós trazermos para discussão traumas de interrupçõ­es bruscas democrátic­as”.

O candidato de Bolsonaro afirmou que qualquer CPI tem que cumprir requisitos, como o mínimo de 171 assinatura­s e um “fato gerador claro”, e que “essa situação não seja politizada”.

“Eu condeno a politizaçã­o da vacina. Todos os brasileiro­s precisam que essa luta seja feita em conjunto por todos nós”, disse. “Não podemos claudicar nesse momento para que o Brasil aprofunde a crise, porque é um problema mundial”.

“Nós já dissemos ‘fique em casa’, nós já dissemos ‘saia de casa’, nós já dissemos ‘vá quando tiver falta de ar’, nós já dissemos ‘vá aos primeiros sintomas’, nós já politizamo­s os remédios. Nós não podemos fazer isso”, disse.

Lira pregou harmonia e afirmou que a pandemia exige “muita serenidade. Não é justo tensionar.” Daniel Carvalho, Gustavo Uribe, Julia Chaib e

Danielle Brant

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil