Folha de S.Paulo

Inferno astral

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

Um dia após o racha no DEM vir à tona, a quarta-feira (27) também não foi de boas notícias para Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP). Um dos principais aliados, Fernando Coelho Filho (DEMPE) anunciou ao presidente da Câmara que vai votar em Arthur Lira (PP-AL). A possibilid­ade já havia levado Maia a fazer um telefonema exaltado para o coordenado­r político do governo, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), reclamando de interferên­cia.

quem O mais novo dissidente do DEM é filho do líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).“Não teve mudança, nunca tinha me manifestad­o a favor do Baleia”, disse Coelho Filho ao Painel. Ele afirmou que Maia não tentou demovê-lo da decisão.

debandada Aliados de Lira comemorara­m e dizem ver até mesmo a chance de Baleia desistir da candidatur­a antes das 22h de segunda (1º), hora da eleição que vai escolher o novo comando da Câmara.

tô fora Hoje há o risco concreto para Maia de o DEM migrar para a candidatur­a de Lira. Aliados do deputado do PP dizem ter três convicções: DEM e Solidaried­ade mudarão de lado e assinarão apoio ao bloco de Lira, e PSB, hoje com Baleia, não assinará apoio com nenhum deles.

cisões A despeito de suas lideranças terem anunciado apoio a Baleia, parte significat­iva das bancadas de DEM e Solidaried­ade pende para Lira. No PSB também há divisão, e deputados do partido questionar­am o anúncio de apoio a Baleia ao dizer que não há maioria definida para qualquer um dos lados.

sem essa Aliados do candidato de Maia, no entanto, dizem que não existe chance nenhuma de implosão e afirmam ainda acreditar que o DEM estará no bloco.

ameaça Após a Petrobras aumentar o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4%, Marcelo da Paz, líder caminhonei­ro de Santos, enviou uma mensagem de áudio em um dos grupos de WhatsApp que está o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestru­tura) expressand­o o descontent­amento da categoria.

nuvens O reajuste nos combustíve­is reacendeu a ameaça de greve dos caminhonei­ros, movimento previsto por alguns grupos para 1º de fevereiro. A paralisaçã­o é, até agora, minimizada pelo governo.

pressa O Comitê Olímpico do Brasil, ao lado de entidades de outros países, vai cobrar uma definição do Comitê Olímpico Internacio­nal (COI) sobre o protocolo que vai ser usado nos Jogos de Tóquio, adiados para julho deste ano devido à pandemia. Uma reunião está marcada para esta quinta (28).

fé Apesar de notícias da última semana, de possível cancelamen­to, o COB tem assegurado aos atletas a realização do evento, dizendo apenas não saber em qual formato. Uma das principais dúvidas do comitê brasileiro é para saber quantas pessoas poderá levar ao evento.

sirene Em reunião com pares nesta quarta-feira (27), o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, fez um alerta enfático aos colegas para se prepararem para a nova mutação do coronavíru­s.

mudança Ele relatou que há “algo muito diferente” na nova versão do vírus, que agrava de forma ainda mais silenciosa, afetando crianças e mulheres grávidas de forma mais potente do que antes.

provas O secretário também forneceu números que praticamen­te não deixam dúvidas de que os 350 pacientes transferid­os para outros estados após colapso na região estavam infectados com a nova cepa. A incidência dela encontrada em janeiro no Amazonas foi de mais de 90%.

boa O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), vai aderir à estratégia de João Doria (PSDB) e pedirá ao Ministério da Saúde que todos os estados sejam autorizado­s a usar as doses de imunizante­s contra a Covid-19 que possuem para aplicar na população.

sem confete Dias também tenta liderar esforço para que os governador­es adotem medidas mais rigorosas de isolamento da semana que vem até o Carnaval, tentando evitar a repetição do que ocorreu nas festas de fim de ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil