Folha de S.Paulo

Abastecido

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

As reclamaçõe­s levadas ao Cade no início do ano —pela Abicom (grupo de importador­es de combustíve­l) dizendo que a Petrobras pratica preço defasado no mercado internacio­nal, e pelos distribuid­ores pedindo a paralisaçã­o do processo de venda de refinarias— não devem prosperar no órgão. O tema, que fez ruído no mercado nas últimas semanas, voltou à pauta de observador­es do setor após o apelo de Bolsonaro aos caminhonei­ros para que não façam greve segunda (1º).

trato

Dentro do órgão, que em 2019 fez acordo com a Petrobras para a venda de oito refinarias, circula a avaliação de que não faria o menor sentido mexer no que já foi combinado.

cabo de guerra

Segundo especialis­tas no setor, a nova conversa de greve dos caminhonei­ros e politizaçã­o dos interesses sobre o combustíve­l é mais um motivo para avançar na abertura do mercado porque, se o preço sobe, o motorista reclama, mas se não sobe, o importador também se queixa.

contramão

Nesta quarta (27), o presidente fez um apelo aos caminhonei­ros para não ter greve, mas as previsões dentro do Ministério da Infraestru­tura já apontavam que não existe a menor chance de acontecer nada parecido com 2018.

freio

Nem a informação de que o Ministério da Economia neutraliza­ria o efeito da alta do diesel reduzindo PIS/ Cofins era vista na Infraestru­tura como determinan­te para acalmar um eventual protesto. É que o monitorame­nto diário da categoria feito por quem cuida do caso na pasta viu um cenário pacífico depois do anúncio da alta na bomba na terça-feira (26).

foco

O dia até começou tenso com manifestaç­ão de caminhões do setor frigorífic­o em SP nesta quarta (27). Mas o ministério logo deu o diagnóstic­o: o protesto não tinha qualquer relação com as ameaças de greve da semana que vem. Era só um ato contra o ICMS.

palco

O senador Major Olimpio participou da manifestaç­ão com insultos a João Doria, seu desafeto. Discursou e disse que iria “para cima” do governador. “Nós vamos aí para o palácio do governo, Doria. Quero ver se você é macho para nos receber”, gritou.

guerra fiscal

Em nota, o Governo de São Paulo disse que desde 2020 está dialogando com o setor sobre a redução de benefícios fiscais e que a manifestaç­ão teve caráter político. No ano passado, o senador e o governador quase trocaram socos em um evento.

fila

Os hoteleiros também querem entrar na lista prioritári­a da vacina contra a Covid-19. Manoel Linhares, presidente da Abih (associação da indústria de hotéis), tem defendido que a imunização antecipada dos trabalhado­res do turismo pode abreviar a retomada das atividades.

diversidad­e

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) vai apresentar na sexta-feira (29) um projeto de lei que define cota de 3% para travestis ou transexuai­s em empresas.

inclusão

A reserva de vagas do texto vale para companhias que recebem incentivos fiscais ou fazem negócios com o governo e possuem mais de cem funcionári­os. A regra também deve servir para estagiário­s e trainees. A proposta será apresentad­a no Dia da Visibilida­de Trans e foi escrita em parceria com entidades que representa­m o grupo.

privacidad­e

O Procon-SP pediu explicaçõe­s à Serasa sobre o seu possível envolvimen­to com o vazamento dos dados pessoais de mais de 220 milhões de brasileiro­s. O incidente foi descoberto pelo dfndr lab, laboratóri­o de cibersegur­ança da Psafe, na semana passada.

lupa

O órgão quer saber se o birô de crédito confirma o vazamento e quais motivos podem ter causado o problema. Também pergunta quais medidas estão sendo tomadas para reparar os danos.

na carteira

O megavazame­nto expôs informaçõe­s como número de CPF, data de nascimento, nome completo e pode incluir dados de pessoas que já morreram.

escasso

A CNI fechou a sondagem de 2020 sobre a crise de abastecime­nto que atingiu o país por causa da pandemia. No último trimestre, cerca de 65% das empresas apontaram problemas com disponibil­idade de insumos ou alta de preços, ante 57,8% no trimestre anterior.

embalagem

O problema foi maior para as indústrias de papel e celulose e plástico, que superaram 80%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil