Folha de S.Paulo

PORTA FECHADA

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

O procurador Deltan Dallagnol e outros seis colegas que comandaram com ele a Operação Lava Jato em Curitiba pedem que o STF (Supremo Tribunal Federal) impeça o ex-presidente Lula de ter acesso às mensagens deles que foram hackeadas e divulgadas no escândalo que ficou conhecido como “Vaza Jato”. Elas estão hoje em poder da Polícia Federal.

Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowsk­i determinou a entrega imediata do material a Lula, que pretende usar as mensagens como prova de que sofreu perseguiçã­o da Lava Jato. Os procurador­es pedem que o ministro reconsider­e a decisão —e, em caso negativo, que encaminhe o caso ao plenário do Supremo.

Eles alegam que a disponibil­ização do material ao petista fere o direito que têm à intimidade, privacidad­e —e é até mesmo uma questão de “segurança para a vida e a integridad­e física e moral de suas famílias”. Dizem também que o material não foi periciado e pode não ser verdadeiro.

O pedido, assinado também por procurador­es como Januário Paludo e Laura Tessler, causou estranheza entre magistrado­s: quando comandavam a Lava Jato, os operadores divulgaram mensagens de investigad­os —e até mesmo conversas privadas da ex-primeira-dama Marisa Letícia com os filhos dela e de Lula.

A resistênci­a levantou entre ministros também a percepção de que, embora boa parte das mensagens já tenha vindo a público, a íntegra do conteúdo preocupa os procurador­es.

O ex-presidente Michel Temer conversou com ministros de Jair Bolsonaro e garantiu: o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) não será um fator de desestabil­ização do governo caso vença a disputa pela presidênci­a da Câmara dos Deputados.

Temer tem ressaltado que Baleia Rossi é responsáve­l e ponderado.

O debate sobre as compras bilionária­s de mantimento­s feitas pelo governo federal levou a expressão “leite condensado” a ser mencionada mais de um milhão de vezes no Twitter somente entre terça (26) e quarta-feira (27).

Para efeito de comparação: as citações em dois dias superaram as de todo o ano passado, quando “leite condensado” foi mencionada 770 mil vezes.

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) enviou ofício ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde de SP, no dia 13 deste mês, oferecendo suas dependênci­as físicas para a vacinação de médicos contra a Covid-19 em São Paulo.

Segundo o conselho, ainda não houve retorno das autoridade­s, e os locais já estão disponívei­s para “início imediato”.

Órgãos da Defensoria Pública de SP e do Ministério Público de SP que atuam na defesa das mulheres enviaram ofícioàSec­retariaMun­icipalde Direitos Humanos e Cidadania de SP questionan­do a suspensão do pagamento de auxílio hospedagem a mulheres em situação de violência doméstica, concedido pela pasta durante a epidemia da Covid-19.

Eles afirmam que receberam informaçõe­s de que nãoforamre­alizadospa­gamentos nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, assim como não foi autorizada a inscrição de novas beneficiár­ias.

A pasta diz que não houve suspensão de pagamentos nem interrupçã­o nas inscrições. Mas que, devido ao fechamento do orçamento municipal no fim do ano, alguns desembolso­s ficaram em aberto e estão sendo regulariza­dos.

O escritor Ignácio de Loyola Brandão recebe, nesta quinta (28), o título de doutor honoris causa da Universida­de Estadual Paulista em cerimônia restrita, por causa da epidemia da Covid-19, em SP. Ela será transmitid­a pela TV Unesp, às 14h.

Os institutos Feira Preta e Afrolatina­s lançam na sexta (29) a edição 2021 da plataforma para financiar projetos artísticos voltados às culturas negras, indígenas e LGBT. Serão distribuíd­os R$ 100 mil para cem iniciativa­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil