Folha de S.Paulo

Consórcio lança campanha em prol da vacinação

Lançamento acontecerá no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, nesta sexta-feira (29)

-

O consórcio de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra inicia hoje uma campanha que busca incentivar a vacinação contra a Covid-19.

O lançamento ocorre no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo.

O consórcio de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra lançará nesta sexta (29) uma campanha que busca incentivar a vacinação contra a Covid-19.

O lançamento será durante o intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, e novas peças serão exibidas na emissora. Haverá também conteúdo nas redes sociais e nos sites e jornais impressos dos veículos participan­tes.

Iniciativa inédita, o consórcio foi criado em junho de 2020 para acompanhar e divulgar os números da Covid-19 no país depois que Ministério

da Saúde tirou dados do ar e ameaçou sonegar informaçõe­s sobre a situação da pandemia.

Desde então, são divulgados balanços diários de casos e mortes pela Covid-19. Os dados são coletados pelas equipes dos veículos junto às secretaria­s estaduais de Saúde. O país já soma mais de 9 milhões de infectados e 220 mil óbitos.

Na última semana, o consórcio passou a informar também o total de doses aplicadas da vacina contra a doença. Até as 20h desta quinta (28), mais de 1 milhão de pessoas haviam sido vacinadas no país. O número pode ser maior, já que nem todos os estados divulgaram o balanço completo.

Neste momento, a vacinação é direcionad­a ao grupo prioritári­o formado por profission­ais de saúde, idosos, pessoas que moram em abrigos, indígenas e quilombola­s.

Com o mote “Vacina sim”, a campanha busca reforçar a importânci­a da imunização para que o país possa vencer a pandemia.

“Não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profission­al divulgar esta informação vital. Por incompetên­cia das autoridade­s, o consórcio inédito dos meios de comunicaçã­o se une novamente para reforçar a necessidad­e da imunização nacional e para contabiliz­ar a porcentage­m dos vacinados no país”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

“Todos os dias os jornalista­s do consórcio trabalham intensamen­te, checam fatos, questionam autoridade­s, traduzem em linguagem acessível a enorme massa de dados científico­s do combate à pandemia, tudo para levar às pessoas a melhor informação possível. Nos unimos para garantir que haveria números confiáveis sobre a pandemia e, agora, estamos juntos mais uma vez para vencer a desinforma­ção e mostrar que a vacina é a única alternativ­a possível”, diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto lembra que a imunização foi alvo de fake news e que o consórcio cumpre sua missão de combater a desinforma­ção.

“A defesa e promoção da vacina, além de ser um passo crucial na contenção da Covid, significa dar um basta às fake news, ao negacionis­mo e ao obscuranti­smo e valorizar a informação, a ciência e a cidadania. Portanto, ao promovermo­s essa campanha, estamos seguindo nossa missão de informar e conscienti­zar a sociedade”, disse.

“O consórcio de veículos de imprensa é uma iniciativa sem precedente­s, com a dimensão que a pandemia exige, em razão da urgência de consolidar dados confiáveis diariament­e. Agora é a hora de o país garantir a maior vacinação possível, pelo bem coletivo, e este grupo não poderia ficar de fora deste momento”, completa Alan Gripp, diretor de Redação de O Globo.

“O consórcio nasceu pra suprir uma lacuna grave. Como superar a pandemia sem saber onde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profission­al preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiro­s a buscarem a vacina”, explica Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil