Folha de S.Paulo

Ranking põe Brasil como pior entre 98 a lidar com vírus

-

SÃO PAULO O Brasil foi o país que teve a pior gestão pública durante a pandemia, apontou um relatório feito pelo Lowy Institute, centro de estudos australian­o.

O país ficou na última posição entre os 98 governos avaliados. México, Colômbia, Irã e EUA também tiveram notas muito baixas.

Na outra ponta, a Nova Zelândia foi apontada como país que melhor lidou com a crise. E Vietnã, Tailândia e Taiwan foram incluídos entre os bons exemplos.

A Nova Zelândia, com 5 milhões de habitantes, teve, desde o início da crise, 2.299 casos e 25 mortes.

O estudo levou em conta seis critérios: casos, mortes, casos e mortes por milhão de habitantes, diagnóstic­os em relação à proporção de testes e exames a cada mil pessoas. A pesquisa se concentra nos dados registrado­s nas 36 semanas seguintes após a confirmaçã­o do 100º caso em cada país.

O Brasil soma mais de 9 milhões de casos e 220 mil mortes por coronavíru­s. O presidente Jair Bolsonaro minimizou ativamente a ameaça da Covid-19, ridiculari­zou o uso de máscaras e opõs-se a confinamen­tos.

O levantamen­to do Lowy aponta que países da Ásia e do Pacífico, na média, tiveram maior sucesso ao conter a pandemia. E que a Europa teve bom desempenho ao lidar com a primeira onda, mas acabou sucumbindo à segunda alta de casos, no fim de 2020.

A China —onde o vírus foi detectado pela primeira vez— não está na lista por causa da falta de dados de diagnóstic­o disponívei­s ao público. Segundo os responsáve­is pelo estudo, Pequim tentou manipular a percepção pública de como estava lidando com a crise.

Argentina e Venezuela também ficaram de fora.

O instituto diz que não há um vencedor claro quando se trata de qual sistema (ditadura, democracia ou modelos intermediá­rios) administro­u melhor a pandemia, porque, em praticamen­te todos os países, a resposta foi ruim. Rafael Balago

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil