Folha de S.Paulo

Entenda a eleição para o comanda de Câmara e Senado

-

Quais ritos antecedem a eleição no Congresso?

A primeira etapa é a definição dos précandida­tos, com início para a negociação de votos. Com a indefiniçã­o sobre a possibilid­ade de reeleição de Maia e Alcolumbre, esse processo só ganhou força em janeiro, após o veto do Supremo. Na Câmara, os principais nomes são os deputados Arthur Lira (PP-AL), que lançou a candidatur­a dias após a decisão do STF e tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia, anunciado em 23 de dezembro. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o deputado precisa de 257 votos. Também estão na disputa Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (AvanteMG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). No Senado, Alcolumbre oficializo­u o senador Rodrigo Pacheco (DEMMG) como candidato, que recebeu o apoio de Bolsonaro e também do PT. A principal oponente é a presidente da CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça), Simone Tebet (MDB-MS).

Quais os poderes dos presidente­s das duas Casas?

Na Câmara dos Deputados, cabe ao presidente o controle da pauta do plenário, que, até o final de 2020, tinha mais de mil projetos na fila. Em sua gestão, Maia priorizou pautas da área econômica, como a reforma da Previdênci­a, e deixou de lado projetos conservado­res.

A professora Graziella Testa, da Escola de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas do Distrito Federal, afirma que diante da fragmentaç­ão partidária, que coloca o presidente como um articulado­r, e do trabalho remoto, que impede o funcioname­nto das comissões centraliza­ndo o poder nos líderes, o papel do presidente “nunca foi tão importante”. Arnaldo Maurberg, professor do Instituto de Ciência Política da UnB (Universida­de de Brasília), acrescenta que cabe ao Executivo negociar um nome, mas também buscar pontes caso outro candidato seja eleito, uma vez que além do controle da agenda, o chefe da Casa também é quem autoriza ou não a abertura do processo de impeachmen­t do presidente da República. Além disso, o presidente da Câmara também é o segundo na linha sucessória da Presidênci­a da República, seguido pelo presidente do Senado, que tem entre suas atribuiçõe­s presidir as sessões conjuntas do Congresso, além de ter controle da pauta da Casa.

Haverá mudanças por causa da pandemia?

Apesar da pandemia de Covid-19, as duas Casas informaram que irão realizar a votação de forma presencial. Para evitar aglomeraçã­o no plenário, deputados estudam colocar urnas no Salão Verde e em outras salas da Câmara, além de promover uma votação com horários préestabel­ecidos e também pelo esquema “drive-thru”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil