Folha de S.Paulo

Rio começará a vacinar idosos a partir de 80 anos na segunda

- Júlia Barbon

A cidade do Rio de Janeiro vai começar a vacinar todos os idosos de 80 anos ou mais contra a Covid-19 na próxima segunda (1º). Antes, só os que moram em asilos e abrigos vinham sendo imunizados. Para evitar aglomeraçõ­es a nova etapa será feita de forma segmentada, ou seja, com uma idade a cada dia.

A campanha começará pelos mais velhos. No primeiro dia, pessoas a partir de 99 anos, no segundo de 98 anos, e assim por diante. Aos sábados, os idosos que perderam a vacinação no dia específico poderão receber a dose: o dia 6 abarcará todas as pessoas a partir dos 95 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que é importante levar documento de identidade e, se possível, caderneta de vacinação. O secretário Daniel Soranz disse nesta quarta (27) que há doses suficiente­s para o grupo e recomendou que a população vá no período da tarde.

“A gente tem vacina para todos desses grupos prioritári­os que estão sendo atendidos neste momento. Há doses em todas as unidades e orientamos as pessoas a virem no período da tarde, quando o movimento costuma ser mais tranquilo”, disse.

A imunização dos idosos acima de 80 anos (estimados em 220 mil) depende da chegada de novas remessas das vacinas, previstas para o início da próxima semana. Por isso, apesar de a prefeitura estar otimista, o calendário pode sofrer alterações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil