Folha de S.Paulo

A reforma administra­tiva precisa estar no centro da agenda

- Este texto é de autoria dos parlamenta­res que compõem a Frente Parlamenta­r Mista da Reforma Administra­tiva

Com as eleições para as presidênci­as da Câmara dos Deputados e do Senado, a Frente Parlamenta­r Mista da Reforma Administra­tiva vem se manifestar sobre a importânci­a de novos avanços do Congresso para melhores serviços públicos ao cidadão.

Independen­temente de quem seja eleito, os futuros presidente­s do Senado e da Câmara terão que enfrentar uma realidade implacável. As crises sanitária, econômica e fiscal do país causam grandes impactos para a população. Os efeitos em todas as áreas são inumerávei­s.

Sob a responsabi­lidade dos presidente­s de suas Casas, o Congresso precisa dar respostas à altura do desafio posto. A superação dessa crise passa necessaria­mente pela modernizaç­ão da administra­ção pública brasileira, rumo à construção de um Estado mais eficiente, justo e próximo ao cidadão.

Para isso, existem pautas centrais que estão em ambas as Casas, e os próximos dois anos serão decisivos para que essas pautas sejam aprovadas.

Primeiro, destacamos a importânci­a da votação pela Câmara do PL (projeto de lei) 6.726/2016, referente ao teto dos supersalár­ios. Tal medida, já aprovada no Senado em 2016, além de permitir economias anuais consideráv­eis, também permite a diminuição das grandes desigualda­des entre os Poderes e as carreiras do setor público.

Tão necessário quanto é o início do trâmite da PEC (proposta de emenda à Constituiç­ão) 32/20. O envio dessa proposta trouxe para o Congresso a responsabi­lidade de trabalhar os principais desafios da administra­ção pública brasileira. No entanto, desde a apresentaç­ão do projeto, em setembro do ano passado, ainda é aguardado que ele efetivamen­te comece a ser debatido nas comissões da Câmara.

O Congresso deve fazer essa discussão. Em um país diverso como o nosso, somente com o debate plural de nossos parlamenta­res será possível produzir os consensos necessário­s para resolução de temas tão complexos.

Outros projetos também precisam ser priorizado­s. São eles o PL 10.887/2018, que trata da modernizaç­ão da Lei da Improbidad­e Administra­tiva, e o PL 252/2003, que propõe aprimorame­ntos nos concursos públicos.

Assim, com a intenção de contribuir para esses avanços tão necessário­s, a Frente se coloca à disposição para apoiar, com entendimen­tos, estudos e alinhament­os, os futuros presidente­s das Casas.

Temos a certeza de que, juntos, conseguire­mos promover as mudanças necessária­s para retomarmos o caminho do desenvolvi­mento do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil