Folha de S.Paulo

Policiais algemam menina de 9 anos nos EUA

-

nova york | afp Uma menina de nove anos foi algemada e atingida por spray de pimenta enquanto resistia a uma abordagem policial em Rochester, nos Estados Unidos, na sexta (29). A situação, gravada em vídeo, reacendeu o debate sobre a abordagem truculenta das forças de segurança no país.

A polícia da cidade, que fica no estado de Nova York, justificou a ação alegando que a menina, que não teve a identidade revelada, enfrentava uma grave emergência de saúde mental e ameaçava matar a mãe e cometer suicídio.

Os policiais tentaram colocá-la em um carro, mas a menina se recusou e seguiu repetindo que queria ver o pai. A polícia também diz que ela chutou um dos guardas antes de ser contida e levada ao hospital, de onde já teve alta.

A polícia exibiu as imagens cerca de 48 horas após o incidente e disse que esse era um exemplo do esforço da instituiçã­o para se tornar mais transparen­te. O rosto da menina foi borrado no vídeo, para proteger a identidade dela.

Em um momento da gravação, um policial diz: “Você está agindo como uma criança”. E ela responde: “Eu sou uma criança”.

A prefeita de Rochester, Lovely Warren, condenou o uso da força contra crianças e prometeu uma investigaç­ão interna sobre as práticas dos policiais da cidade.

“Tenho um filho de dez anos. Ele é uma criança, um bebê. Como mãe, esse vídeo não é algo a que você queira assistir”, afirmou a prefeita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil