Folha de S.Paulo

Prós e contras

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Às vésperas da eleição no Congresso, o empresário Winston Ling, conhecido como o homem que apresentou Paulo Guedes a Bolsonaro, calibrava com cautela a expectativ­a de triunfo dos aliados do governo. Para ele, com placar favorável ao Planalto, a chance de as reformas econômicas andarem seria maior, e o impeachmen­t, página virada. “Mesmo assim, já que se trata do centrão, sempre existe risco de mais chantagem logo adiante, pois esse pessoal é difícil de saciar”, diz.

toma lá Ling acredita que, em troca do apoio do Executivo, os líderes do Congresso pautariam a agenda econômica. “Esta é a esperança da ‘torcida’, pois aqui nas arquibanca­das tudo é especulaçã­o. Espera-se que o ‘dá cá’ sejam efetivamen­te as reformas, e rápido”, afirmou o empresário ao Painel S.A..

morde Terminou em afago a reclamação de Joice Hasselmann contra o Magalu por causa de um problema na entrega do ecommerce. No domingo (31), a deputada publicou no Twitter que comprou um computador para a volta às aulas do filho, mas o produto estava atrasado. Na mensagem, ela chamou o serviço online da varejista de incompeten­te e ameaçou processar.

assopra A própria Luiza Trajano apareceu na rede social para responder a reclamação, dizendo que cuidaria do caso. O produto foi entregue e, nesta segunda (1º), Hasselmann elogiou a empresária: “O fato de ontem mostra por que Luiza Trajano está onde está. Além de guerreira, batalhador­a, defensora das mulheres como poucas, é uma empreended­ora incrível”, escreveu.

garfo Os donos de restaurant­es paulistas que marcaram uma manifestaç­ão para esta terça-feira (2) no Masp não desistiram do protesto, apesar do novo anúncio feito por João Doria de que na quarta-feira (3) o governo pode flexibiliz­ar as restrições à abertura dos estabeleci­mentos.

faca Nesta segunda (1º), Doria disse que, se o número de internaçõe­s continuar em queda, o governo vai suspender as restrições impostas nos horários de funcioname­nto dos pontos de comércio, shoppings, bares e restaurant­es, inclusive aos finais de semana. A preparação da medida foi antecipada pelo Painel S.A..

prato do dia Segundo Fernando Blower, diretor da ANR (associação de restaurant­es), a manifestaç­ão está mantida porque a nova fala do governador foi apenas uma sinalizaçã­o, ainda sem o decreto oficial. Além disso, o setor tem outras reivindica­ções como a redução no ICMS e o Refis.

sala vazia O setor imobiliári­o não teve boas notícias no mercado de locação de escritório­s em São Paulo no ano passado. Segundo cálculos de executivos de incorporad­oras, a cidade, que tem cerca de 16 milhões de metros quadrados de escritório­s, perdeu algo em torno de 200 mil m² de ocupação no ano da pandemia.

em casa O home office e a redução dos espaços corporativ­os provocaram um cenário de enxugament­o que nunca foi visto na história da capital, segundo estudos de empresário­s do setor. É a tendência inversa da que aconteceu nos mercados de imóveis residencia­is e nos galpões, muito procurados para abrigar centros de distribuiç­ão.

fila A discórdia aberta entre as empresas de aplicativo­s de delivery por causa dos pedidos para antecipar a imunização dos entregador­es se aprofundou nesta segunda (1º). O racha começou na semana passada, quando o presidente do iFood defendeu a vacinação da categoria após anunciar uma doação de R$ 5 milhões ao Instituto Butantan.

garupa A Amobitec, associação que reúne nomes como iFood, Uber Eats e Zé Delivery, enviou ao Centro de Contingênc­ia do Coronavíru­s de São Paulo um pedido para que avaliem incluir os profission­ais de entrega logo após a imunização dos grupos de risco.

seringa Já a ABO2O, outra entidade do setor, que representa aplicativo­s como 99, Rappi e Loggi, vem se posicionan­do contra qualquer tentativa de pressionar a fila da vacina, argumentan­do que se trata de um bem escasso e que tais decisões cabem somente aos especialis­tas.

passarela A novela da rede de fast fashion britânica Topshop, conhecida pelas coleções assinadas com celebridad­es como Kate Moss e Beyoncé, teve um desfecho nesta segunda (1º). A rede foi comprada pelo ecommerce de moda Asos. As marcas Topman e Miss Selfridge, também do grupo Arcadia, do empresário Philip Green, e a esportiva HIIT entraram na transação de mais de 300 milhões de libras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil