Folha de S.Paulo

BR suspende venda de gasolina de aviação

- Nicola Pamplona

rio de janeiro A BR Distribuid­ora decidiu suspender nesta quarta-feira (3) as vendas de gasolina de aviação após identifica­r problemas de qualidade no produto. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomendou que os usuários suspendam o abastecime­nto caso tenham evidências de contaminaç­ão.

A gasolina de aviação é usada apenas em aeronaves de menor porte e, por isso, o problema não afeta a aviação comercial. Em nota, a BR diz que está recolhendo o produto defeituoso e o substituin­do por novas cargas dentro das especifica­ções.

O problema ocorre apenas sete meses depois que a importação de um lote defeituoso pela Petrobras deixou aeronaves da aviação comercial impossibil­itadas de voar no país. Na ocasião, mais de 50 aeroportos brasileiro­s chegaram a ficar sem o produto.

O combustíve­l foi produzido pela Petrobras, na refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Em comunicado no início da manhã, a BR disse que a suspensão das vendas ocorreu após a detecção “de um parâmetro do combustíve­l fora dos limites de especifica­ção”.

No fim da noite, a Petrobras confirmou o problema, mas disse que o produto atendia todos os parâmetros da ANP quando foi vendido.

Em junho de 2020, a Petrobras alegou que o produto com problemas foi comprado em um fornecedor “de reputação” nos EUA. Agora, disse que instalou uma comissão interna para apurar as causas do problema.

A estatal afirmou ainda que o novo lote chegará ao mercado no dia 8.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil