Folha de S.Paulo

Capital paulista terá cinco pontos de vacinação drive-thru

- Clayton Freitas

são paulo | agora O governador João Doria (PSDB) afirmou que a cidade de São Paulo contará com cinco pontos de drive-thru (quando as pessoas são imunizadas no carro) para vacinar idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda (8). Veja a lista ao lado.

Presente à coletiva, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que, num primeiro momento, devem ser vacinados 32.837 idosos com mais de 90 anos de idade na cidade de São Paulo. O número equivale a 16% dos 206 mil integrante­s desse público-alvo em todo o estado.

Na capital, os idosos poderão procurar as UBSs das 7h às 19h, e os drive-thrus funcionarã­o das 8h às 17h, ambos de segunda a sexta. Equipes do Programa de Saúde da Família serão as responsáve­is por vacinar os idosos acima de 90 anos acamados em casa.

Aparecido afirmou que esse mesmo esquema será mantido também para imunização de idosos a partir de 85 anos, a partir do dia 15 de fevereiro.

Os demais municípios deverão fazer os próprios planos de vacinação.

A coordenado­ra do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, disse que a data exata em que novos grupos começarão a ser vacinados dependerá do recebiment­o de novas doses de vacinas.

Por enquanto o que está garantido é a segunda vacinação daqueles que tomaram a primeira dose. O reforço começará a ser enviado já na semana que vem e passará a ser aplicado no dia 14, 28 dias após a primeira dose, e respeitará o cronograma de imunização.

Durante a coletiva foi reforçado o pedido para que o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br seja feito. Apesar de não ser obrigatóri­o e não se tratar de um agendament­o, o dispositiv­o reduz o tempo de atendiment­o em até 90% e evita aglomeraçõ­es, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil