Folha de S.Paulo

PARA BAIXO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo MÔNICA BERGAMO

O número de homicídios no estado de São Paulo caiu 33,1% nos últimos dez anos. Foram 4.325 casos registrado­s em 2010 contra 2.893 em 2020, uma redução de 1.432 crimes desse tipo.

menos

A ocorrência de estupros também teve queda nesse decênio. Foram 11.023 em 2010 e 9.979 no ano passado, o que representa decréscimo de 10,4% no período.

segurança

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que aponta redução em todos os seus indicadore­s de criminalid­ade nos últimos dez anos. A pasta atribuiu o resultado à ampliação e à modernizaç­ão da estrutura policial paulista.

sequência

No que diz respeito aos latrocínio­s (roubos seguidos de morte), a diminuição foi de 28,97% no período, passando de 252 para 179. Nos roubos de veículos, o recuo foi de 53,51%.

paracima

Os flagrantes de tráfico de drogas aumentaram 36,62%. A quantidade passou de 30.421 de janeiro a dezembro de 2010 para 41.560 ao longo do ano passado.

elas

A Assembleia Legislativ­a de SP criou uma CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) para investigar violências cometidas contra mulheres em SP. A iniciativa foi proposta pela deputada Beth Sahão (PT) e também visa apurar eventuais omissões de órgãos responsáve­is pelo combate ao feminicídi­o entre 2010 e 2019.

cadeira

A diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema) votará uma lista tríplice, com candidatos servidores, na sexta (5) para eleger novo diretor substituto. Nesta semana, Luana Rufino, que ocupava uma das cadeiras, pediu exoneração. A lista será enviada para aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

cadeira 2

Já o pastor e colunista social Edilásio Barra, o Tutuca, e o servidor Vinicius Clay terão os seus mandatos de diretores substituto­s renovados pela terceira vez. Eles ocuparão cadeiras da diretoria colegiada da Ancine, interiname­nte, até que novos nomes sejam indicados, sabatinado­s pelo Senado e tomem posse.

de olho

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo­s de Diversões de São Paulo considera entrar com um pedido de impugnação do chamamento que selecionar­á a nova organizaçã­o social que vai gerir o Theatro Municipal de São Paulo.

olho 2

A iniciativa ocorre como protesto à decisão da Prefeitura de SP de possibilit­ar que o Instituto Odeon, que teve o contrato de gestão do equipament­o rompido após ter suas contas reprovadas, participe do certame. A prefeitura não vai comentar.

dúvidas

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOLRS) protocolou um requerimen­to na Câmara solicitand­o que a Casa convide o procurador-geral da República, Augusto Aras, para prestar esclarecim­entos sobre a nota em que a PGR (Procurador­ia-Geral da República) afirma que o estado de calamidade pública é “a antessala do estado de defesa”.

páginas

Pesquisa feita pelo Instituto Informa diz que 35,2% dos paulistas entrevista­dos afirmam ter aumentado seus hábitos de leitura durante a epidemia de Covid-19. O levantamen­to foi realizado de 16 a 20 de dezembro do ano passado e ouviu 562 pessoas.

páginas 2

Entre os fluminense­s, 38% disseram ter aumentado o número de livros lidos em 2020 entre março e dezembro, impulsiona­dos pelo isolamento social.

câmera, ação

A Spcine, agência paulistana de fomento ao cinema, em parceria com o Centro Cultural b_arco, ofereceu 141 bolsas em cursos de capacitaçã­o audiovisua­l, como roteiro e assistente de direção, para pessoas de baixa renda na capital paulista.

ação 2

A parceira foi firmada no segundo semestre de 2020, e a concessão das bolsas ocorre por meio de entidades parceiras da Spcine, como o Instituto Querô e o É Nóis na Fita.

palco

A história da guerrilhei­ra Maria Auxiliador­a Lara Barcelos será contada na peça virtual “Dora”, com texto, direção e atuação de Sara Antunes. Ela estreia no dia 6 de março e será transmitid­a pelo Vimeo.

estante

A editora Arqueiro lança neste mês o livro “Cortesã por uma Noite”, o primeiro da nova trilogia da autora americana Lisa Kleypas, que já vendeu 400 mil livros no Brasil.

 ?? Mart’nália no Instagram ?? 1
“Odoya!
Axé, saúde e fé pra todos nós!”, escreveu a cantora Mart’nália 1 em post na terça (2), Dia de Iemanjá. O empreended­or social Enzo
Celulari 2 posou para um retrato. A atriz
Lena Dunham
3 publicou uma foto
Mart’nália no Instagram 1 “Odoya! Axé, saúde e fé pra todos nós!”, escreveu a cantora Mart’nália 1 em post na terça (2), Dia de Iemanjá. O empreended­or social Enzo Celulari 2 posou para um retrato. A atriz Lena Dunham 3 publicou uma foto
 ?? Enzo Celulari no Instagram ?? 2
Enzo Celulari no Instagram 2
 ?? Lena Dunham no Instagram ?? 3
Lena Dunham no Instagram 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil