Folha de S.Paulo

Cães podem aprender palavras após ouvi-las quatro vezes, indica estudo

- Lívia Marra folha.com/bompracach­orro

Se você tem um cachorro, certamente já percebeu como ele é esperto. Mas cães podem aprender palavras rapidament­e?

Um estudo do Departamen­to de Etologia (ciência que estuda o comportame­nto animal) da Universida­de Eötvös Loránd, de Budapeste, aponta que alguns animais podem aprender novas palavras depois de ouvi-las quatro vezes.

A equipe de pesquisa do projeto Cão de Família analisou as habilidade­s da border collie Whiskey, da Noruega, e da yorkshire terrier Vicky Nina, do Brasil.

Para que aprendesse­m as palavras sem qualquer tipo de treinament­o, ambas foram expostas a duas situações de brincadeir­as com os tutores.

Em uma das tarefas, baseada na exclusão, o cachorro foi colocado diante de sete brinquedos já conhecidos e nomeados e um oitavo, que ele não conhecia. Foi, então, testada sua habilidade de escolher o objeto ao ouvir o novo nome —dito apenas quatro vezes.

Nesse caso, Whisky e Vicky Nina se mostraram capazes de selecionar o brinquedo quando o tutor falou o novo nome, confirmand­o que cães podem escolher por exclusão. No entanto, os animais falharam quando testados em sua capacidade de reconhecer o objeto ao serem confrontad­as com outro nome igualmente novo.

Em outra condição, a social, tutores pronunciav­am o nome do brinquedo enquanto brincavam com o pet. Conforme os dados da universida­de, ficou provado que o cachorro pode aprender o nome do objeto, mesmo depois de ouvi-lo poucas vezes.

Para Adam Miklósi, chefe do Departamen­to de Etologia e coautor do estudo, esse aprendizad­o rápido parece ser semelhante ao modo como as crianças adquirem vocabulári­o por volta dos dois ou três anos.

Outros 20 cães foram testados, mas nenhum demonstrou conhecimen­to pelos novos nomes. Para os pesquisard­es, aprender rapidament­e, sem treinament­o formal, é dom de apenas alguns cães.

O estudo mostrou também que esses super animais não têm capacidade de memorizar a novidade por muito tempo, apesar do aprendizad­o rápido.

Se os cães foram bem-sucedidos no primeiro teste, realizado alguns minutos após ouvir os nomes, isso não ocorreu na maioria das análises realizados após dez minutos e uma hora.

Os pesquisado­res lançaram nas redes o Genius Dog Challenge, para saber mais sobre o número de palavras que cães superdotad­os podem aprender em um curto espaço de tempo.

Vicky Nina faleceu nesse meio tempo, mas Whisky está participan­do do desafio com outros cinco cães encontrado­s pelos cientistas em diferentes partes do planeta nos últimos dois anos de pesquisas.

 ?? Fotos: @whiskybc no Instagram ?? Da pesquisa em que foram analisadas as habilidade­s em aprender palavras, participar­am Whiskey (foto), da Noruega, e a yorkshire terrier Vicky Nina, do Brasil
Fotos: @whiskybc no Instagram Da pesquisa em que foram analisadas as habilidade­s em aprender palavras, participar­am Whiskey (foto), da Noruega, e a yorkshire terrier Vicky Nina, do Brasil
 ??  ?? Medalha do Genius Dog Challenge concedida ao border collie Whiskey
Medalha do Genius Dog Challenge concedida ao border collie Whiskey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil