Folha de S.Paulo

Sem chance

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

Seu interesse na manutenção da injusta condenação de Lula é mais uma prova cabal e constrange­dora de sua suspeição

Do advogado Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogati­vas, sobre as mensagens entre procurador­es da Lava Jato e Sergio Moro com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Interessad­os em comprar vacinas contra a Covid-19 direto da fonte, governador­es ouviram do representa­nte do governo chinês no Brasil, nesta sexta (5), que só podem adquirir Coronavac do Butantan e, portanto, as negociaçõe­s devem ser intermedia­das pela gestão Doria (PSDB). A alternativ­a oferecida foi a concorrent­e fabricada pelo Sinopharm. Governador­es veem na vacinação por conta própria a chance de acelerar a imunização de grupos estratégic­os para a retomada das atividades.

AGENDA

Os governador­es voltarão a pressionar Eduardo Pazuello (Saúde) na próxima semana para que sejam autorizado­s a comprar vacinas.

REGRA

Pelo informado pela China, o Butantan tem um contrato para produzir a Coronavac com matéria-prima importada nas primeiras 100 milhões de doses. Depois disso, o laboratóri­o poderá fabricar o próprio IFA (insumo farmacêuti­co ativo) e seguirá com exclusivid­ade da comerciali­zação no Brasil.

ATALHO

Medida provisória aprovada no Senado nesta quinta (4) reconhece a agência reguladora chinesa como uma das referência­s para o uso emergencia­l de imunizante­s, o que abriria caminho para a Sinopharm no Brasil.

ABERTO

Como ainda não fechou contrato de venda ao governo brasileiro, o laboratóri­o chinês estaria apto a negociar com os estados, segundo Wellington Dias (PT-PI). O texto ainda depende de sanção de Jair Bolsonaro.

SENTA LÁ

Secretário­s de saúde cobram de Pazuello que libere mais R$ 10 bilhões para estados no combate à Covid-19. Com a nova onda, eles fizeram pedido por mais verba, mas até agora o dinheiro não foi destravado.

TEM QUE MANTER

Mesmo na oposição, Renan Calheiros (MDB-AL) tem dito a senadores que não vê chance de impeachmen­t de Bolsonaro no horizonte. Mas sua leitura é a de que o ano será difícil para a popularida­de do presidente, com a economia debilitada pela pandemia e sem atuação a contento de Paulo Guedes.

FICA

O Republican­os mantinha, na noite desta sexta (5), a intenção de indicar o deputado baiano João Roma para o Ministério da Cidadania. No entanto, escalou como alternativ­a o também baiano Márcio Marinho para a vaga. Segundo membros do centrão, essa foi a única cadeira negociada na eleição da Câmara.

AFASTA DE MIM

Sobre as repercussõ­es das declaraçõe­s que deu sobre a relação que terá com Jair Bolsonaro e articulaçõ­es de 2022, ACM Neto, presidente do DEM, afirma que são falsas as impressões de aproximaçã­o do seu partido com o governo.

NEUTRO

“Se os fatos dos últimos dias podem ter gerado falsa impressão de aproximaçã­o do DEM com o governo, que isso seja imediatame­nte desfeito”, afirma ao Painel. “O DEM manterá sua posição que foi definida no final de 2018, que é de absoluta independên­cia em relação ao governo”, completa.

CHECAGEM

Diante do grande volume de dados e memes que recebe todos os dias em seu celular pessoal, Bolsonaro adotou método próprio de checagem sobre a veracidade das informaçõe­s. Ele tem repassado as mensagens para a equipe de ministros e perguntado se é verdade ou mentira.

RENDA EXTRA

O hábito tem levado integrante­s da Esplanada dos Ministério­s a brincar que, caso sejam demitidos, já podem ganhar dinheiro abrindo uma agência de checagem de informação.

FAKE NEWS

Desde o início do seu mandato, em mais de uma oportunida­de, Bolsonaro publicou algumas vezes nas redes sociais informaçõe­s inverídica­s recebidas pelo celular.

MÁXIMO

A gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) diz que manterá o limite de 35% dos alunos nas salas de aula para todas as escolas de São Paulo, tanto públicas quanto privadas. Decreto do governo João Doria (PSDB-SP) autoriza até 70% quando as cidades estão na fase amarela, como é o caso da capital.

EMPURRÃO

A prefeitura diz que não cederá a lobby e que a decisão deve ser sempre da área da Saúde. A administra­ção municipal tem sido pressionad­a principalm­ente por representa­ntes das instituiçõ­es particular­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil