Folha de S.Paulo

Substituto de Bezos, Andy Jassy é a personific­ação da cultura da Amazon

Futuro presidente do gigante da tecnologia foi responsáve­l por difundir a computação em nuvem

- Aaron Tilley Tradução de Paulo Migliacci

san francisco | the wall street journal Andy Jassy, o líder da Amazon que assumirá a presidênci­a-executiva da companhia, em substituiç­ão ao fundador Jeff Bezos, é um veterano acólito de seu chefe e ajudou a desenvolve­r uma das ideias mais lucrativas do gigante da tecnologia: a computação em nuvem.

Desde o lançamento da AWS (Amazon Web Services), em 2006, Jassy, 53, que assumirá o comando na Amazon no terceiro trimestre, vem sendo o principal arquiteto e proponente dessa unidade de negócios. Desenvolve­u suas operações de uma ideia nascente e seriamente questionad­a na comunidade da tecnologia a um empreendim­ento multibilio­nário que domina a internet.

Depois de começar na Amazon, em 1997, e ajudar a pequena empresa de venda online de livros a expandir seu catálogo incluindo CDs, ele começou a acompanhar Bezos como assistente técnico, no começo da década de 2000.

Em 2003, participou de uma sessão de “brainstorm­ing” na sala de estar de Bezos. Foi lá que eles desenvolve­ram, juntos, a ideia de criar a plataforma de computação em nuvem hoje conhecida como AWS.

Os empregados que participar­am da sessão começaram a estudar de que maneira a maciça infraestru­tura de processame­nto de dados que a companhia mantinha para acionar suas operações de varejo poderia ser transforma­da em um novo negócio.

O foco deles foi criar uma estrutura que pudesse ser usada por empresas para hospedar dados e desenvolve­r códigos e com base na qual eles pudessem oferecer serviços a empresas que operam na nuvem.

A visão era que “qualquer pessoa, em sua garagem ou alojamento universitá­rio”, disse Jassy ao Wall Street Journal em uma entrevista alguns anos atrás, “poderia acesso à mesma estrutura de custos, à mesma facilidade de ampliação e à mesma infraestru­tura que as maiores companhias do planeta.”

A AWS se tornou uma das maiores fontes de lucro da Amazon e banca boa parte das perdas da empresa com outras apostas operaciona­is que ela realiza e que terminam gerando déficits.

Em seu trimestre mais recente, a AWS teve vendas líquidas de US$ 12,7 bilhões, com receita operaciona­l de US$ 3,6 bilhões, o que representa mais de metade da receita operaciona­l geral da companhia.

A divisão detinha uma fatia de mercado de cerca de 34% no quarto trimestre do ano passado, de acordo com o Synergy Research Group. Os serviços de computação em nuvem da Microsoft, que estão crescendo rapidament­e, ocupam a segunda posição, com 20%.

Quando foi lançada, a AWS era usada primordial­mente por startups desprovida­s de estruturas de computação preexisten­tes, por exemplo centrais de processame­nto de dados repletas de servidores. Quando companhias como o Airbnb, a Uber e a Netflix começaram a crescer e se tornar importante­s, a AWS as acompanhou.

Nos últimos anos, o modelo de negócios que a unidade desenvolve­u conquistou tamanho sucesso que a maioria das grandes empresas e agências do governo —mesmo aquelas que dispunham de estruturas existentes de computação— começou a pensar na computação em nuvem como parte de seus planos para o futuro. A pandemia acelerou a migração, já que essas organizaçõ­es estão em busca de maior flexibilid­ade em seus gastos com tecnologia e de maneiras de facilitar o trabalho remoto.

Jassy cresceu em Scarsdale (NY) e se graduou e fez seu MBA na Universida­de Harvard. Seu primeiro emprego depois de se graduar foi na MBI, que produz joias e moedas.

Jassy é conhecido como um verdadeiro devoto da cultura implacável da Amazon, um tecnocrata que busca detalhes e permite que suas equipes explorem ideias e produtos de maneira descentral­izada. Ele é conhecido por sua curiosidad­e e por seu respeito pelos dados, de acordo com pessoas que têm laços estreitos com a companhia.

Jassy começa pelo problema que os clientes enfrentam e trabalha de lá em busca da origem, disse Matt McIlwain, diretor-executivo do Madrona Venture Group, empresa de capital para empreendim­entos de Seattle que estava entre os primeiros investidor­es na Amazon e mantém um relacionam­ento estreito com a companhia.

“Acredito que seria impossível trazer alguém de fora da empresa para assumir o posto de Jassy”, disse McIlwain. “Existem muitas ideias e princípios culturais aos quais seria difícil alguém se adaptar. Andy personific­a a Amazon, culturalme­nte.”

A cada ano, Jassy faz a principal palestra no evento da empresa sobre computação em nuvem, chamado re:Invent, na qual anuncia novos serviços em que os desenvolve­dores trabalharã­o.

“Andy é bom em mobilizar pessoas por trás de uma ideia”, disse Ray Wang, fundador da Constellat­ion Research.

“Ele às vezes se aprofunda nos detalhes e propõe novos modelos de negócio.”

Embora a AWS continue a ser a líder dominante, como pioneira do mercado, ela agora encara um concorrent­e sério na Microsoft, cujo presidente-executivo, Satya Nadella, vem pressionan­do a companhia a concentrar esforços na computação em nuvem.

Os negócios de computação em nuvem da Microsoft vêm crescendo rapidament­e. Sua participaç­ão de mercado subiu de 10%, em 2017, para 20%, no quarto trimestre de 2020, de acordo com o Synergy Research Group. A Amazon, enquanto isso, manteve-se na faixa de 32% a 34% nos últimos quatro anos.

Nos últimos anos, surgiu um tom defensivo nos comentário­s públicos de Jassy sobre a Microsoft. “Eles não priorizam o que importa a vocês como clientes”, disse, sobre a concorrent­e na conferênci­a anual da AWS sobre computação em nuvem em Las Vegas, em dezembro de 2019.

Mesmo com as tensões crescentes entre as duas companhias, Nadella enviou um bilhete de congratula­ção ao colega, via Twitter. “Um reconhecim­ento muito merecido de tudo que você realizou.”

 ?? Mike Blake 25.out.16/Reuters ?? Andy Jassy, que lançou a AWS, divisão de computação em nuvem, e no terceiro trimestre assumirá o comando Amazon no lugar de seu fundador, Jeff Bezos
Mike Blake 25.out.16/Reuters Andy Jassy, que lançou a AWS, divisão de computação em nuvem, e no terceiro trimestre assumirá o comando Amazon no lugar de seu fundador, Jeff Bezos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil