Folha de S.Paulo

Nova livraria quer priorizar a curadoria virtual

- Walter Porto walter.porto@grupofolha.com.br

A livraria Dois Pontos se prepara para aportar em breve no Brasil. Mas quem quiser saber em qual rua suas portas vão abrir vai se frustrar.

Isso porque o projeto, que deve começar a funcionar por volta de abril, vai ser totalmente virtual. “E se tudo der certo, continuará sempre só online”, brinca Ciça Pinheiro, uma de suas idealizado­ras.

Ela, que foi diretora de criação nas revistas Trip e Gama, toca o projeto com a amiga de infância Ana Paula Rocha, diretora de operações da Zahar por dez anos, até a incorporaç­ão da editora pelo Grupo Companhia das Letras.

Um dos principais focos da nova livraria será a curadoria de conteúdo —uma das reclamaçõe­s frequentes em relação às plataforma­s virtuais é a imensidão de informaçõe­s, que faz com que o potencial leitor fique perdido em meio a um mar de opções. É nesse quesito que a Dois Pontos pretende ter um diferencia­l.

“A experiênci­a da loja física é insubstitu­ível, encontrar um livro por acaso, ter contato humano. Nós sentimos falta disso”, afirma Rocha. Uma solução para replicar um pouco dessa experiênci­a virtualmen­te é apresentar sugestões ao visitante com recortes amigáveis (“autores africanos de que a gente gostou”) e apostar numa navegação atraente.

Outra prioridade vai ser criar o que chamam de canais de entrada para novos leitores, estimuland­o o hábito da leitura com, por exemplo, clubes de assinatura mensais da livraria. Vão ser dois —um de ficção, “Histórias Irresistív­eis”, e um de não ficção, “Bússola”.

Na visão das diretoras, o mercado online ainda é dominado por poucos gigantes, especializ­ados em “vender de tudo”, e falta um canal específico com atenção aos livros. Quanto mais, melhor.

lá de fora A Carambaia publica o romance “A Saga de Gösta Berling”, de Selma Lagerlöf, a primeira mulher a receber o Nobel de literatura, em 1909. Na obra, que a sueca escreveu em 1891 e segue inédita aqui, um pastor bonitão que foi destituído do cargo pelo alcoolismo é resgatado da infâmia por uma mulher poderosa.

lá de dentro E uma das grandes apostas deste mês da editora Planeta é a “Biografia da Depressão” escrita pelo psicanalis­ta Christian Dunker. A obra retraça a história da doença desde que, segundo o autor, ela se tornou personagem decisiva na história humana, na virada para o século 17. O livro sai pelo selo Paidós, inaugurado há poucos meses e especializ­ado em psicologia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil