Folha de S.Paulo

FRIO INTENSO LEVA NEVE INCOMUM A ATENAS; EUA REGISTRAM MORTES

Joe Biden declarou emergência e liberou assistênci­a federal para o Texas, estado mais afetado

-

Mulher sobe o monte Pnyx, em Atenas, com a Acrópole ao fundo sob uma rara nevasca na capital grega, em meio a onda europeia de frio; nos EUA, ao menos 20 pessoas morreram com temperatur­as polares no centro e no sul do país

são paulo A queda das temperatur­as na região central e sul dos Estados Unidos deixou dezenas de mortos e mais de 5 milhões de pessoas sem luz devido a uma sobrecarga da rede elétrica, de acordo com as autoridade­s locais.

Tempestade­s de neve atingiram até mesmo alguns estados sulistas que estão pouco acostumado­s com o frio intenso, como o Texas.

Segundo o jornal The New York Times, ao menos 20 pessoas morreram nos últimos dias devido à exposição às baixas temperatur­as ou em tentativas de sobreviver ao frio.

Em Houston, no Texas, uma jovem morreu após inalar monóxido de carbono por deixar o carro ligado na garagem para se aquecer, de acordo com a publicação. Uma pessoa em situação de rua também foi encontrada morta na cidade.

Mais de 5 milhões de pessoas sofriam com a falta de luz no país. O principal estado afetado foi o próprio Texas, onde mais de 4,1 milhões estavam sem luz em decorrênci­a do aumento da demanda por aqueciment­o na madrugada desta terça-feira (16), segundo o site PowerOutag­e.us.

“A rede elétrica do Texas não foi afetada. A capacidade de algumas empresas de gerar energia foi congelada”, afirmou o governador do Texas, Greg Abbott, em rede social. “Elas estão trabalhand­o para que a geração [de energia] volte à normalidad­e”.

A companhia de energia elétrica Ercot, que opera no Texas, disse que está fazendo rodízios controlado­s para dar conta da alta demanda.

No entanto, moradores do estado reclamam que os cortes têm sido prolongado­s. Stephen Streiker, que vive na cidade de Irving, disse na segunda à noite ao jornal The Washington Post que estava sem energia elétrica havia mais de 28 horas.

“Qualquer tipo de aqueciment­o que nós tínhamos no nosso apartament­o se foi”, disse Streiker à publicação.

“Sobraram um pacote de baterias e velas e o calor de um cachorro salsicha. [...] Vamos ter que sair daqui”, afirmou.

Em meio à falta de luz, as autoridade­s tiveram de fechar postos de vacinação contra a Covid-19 em partes do Texas. Já em outros locais do estado, a falta de luz e falhas em geradores compromete­ram o estoque de imunizante­s que necessitam ser armazenado­s em temperatur­as mais baixas, em refrigerad­ores especiais.

A fim de aproveitar as vacinas antes que elas vencessem, foi preciso distribuir às pressas 8.400 doses para vacinar pessoas em hospitais da região, segundo Lina Hidalgo, juíza do condado de Harris, onde fica localizada Houston.

“Àqueles que estão sem energia, eu sei que vocês estão frustrados”, afirmou Hidalgo. “A situação deve piorar antes de melhorar. É alta a possibilid­ade de que faltará luz para essas pessoas até que o tempo melhore, o que deve demorar alguns dias.”

Em Abilene, também no Texas, a queda de energia provocou interrupçõ­es em três estações de tratamento de água, informou o New York Times.

As autoridade­s locais pediram à população que economizas­se energia para que o serviço pudesse ser restabelec­ido o mais rápido possível.

A situação fez o presidente Joe Biden declarar emergência na segunda-feira (15) e liberar assistênci­a federal para as cidades do Texas.

As temperatur­as previstas para o estado variam entre -2º C e -22º C. Os aeroportos de Houston foram fechados devido ao frio e à neve. O termômetro chegou a marcar -25°C em Oklahoma City, no estado de Oklahoma, -35ºC em Norfolk, no Nebraska. Hibbing, no estado de Minnesota, teve seu dia mais frio já registrado, com -39º C.

Segundo o Washington Post, um tornado provocado pela onda de frio atingiu ainda o estado da Carolina do Norte na segunda-feira, deixando ao menos três mortos.

Ainda de acordo com o jornal da capital americana, a onda de frio levou a rede de supermerca­dos Walmart a fechar mais de 500 lojas no país “para a segurança dos nossos funcionári­os e consumidor­es”.

Em Little Rock, no estado do Arkansas, as autoridade­s locais planejam transforma­r uma arena multiúso em abrigo temporário para pessoas em situação de rua.

No estado da Louisiana, o frio também gerou cortes de luz, além de bloqueios de estradas. Cerca de 110 mil casas e estabeleci­mentos comerciais no estado ficaram sem luz na segunda à noite.

Milhões de pessoas também ficaram sem eletricida­de devido ao frio no México, informou a agência Reuters.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorolog­ia, as baixas temperatur­as registrada­s nos EUA se devem a uma massa de ar vinda do Ártico.

A previsão é que o frio continue nos próximos dias, e uma tempestade de neve está prevista para chegar nesta quarta-feira (17) ao Texas e a outros estados da região.

Nevasca interrompe vacinação contra a Covid-19 na Grécia

atenas | reuters Uma tempestade de neve atingiu a cidade de Atenas e forçou as autoridade­s a suspender a vacinação contra a Covid-19.

O complexo da Acrópole, um dos cartões-postais da capital grega, amanheceu nesta terça (16) coberto de neve.

Atenas se encontra em lockdown para tentar frear o avanço do coronavíru­s.

Esta é a pior tempestade de neve na Grécia em mais de dez anos. Em algumas partes do país, o termômetro chegou a registrar até -20ºC.

Ruas ficaram bloqueadas, e a neve chegou a cobrir a areia de praias no litoral grego.

A estrada que une Atenas a Tessalônic­a, segunda maior cidade do país, no norte, foi bloqueada para evitar acidentes.

Ventos de até 100 km/h interrompe­ram a navegação entre Atenas e as ilhas no Egeu.

 ?? Louisa Gouiamaki/AFP ??
Louisa Gouiamaki/AFP
 ?? Greg Jaklewicz/Reporter-News/USA Today/Reuters ?? Veículos da Guarda Nacional levam moradores sem luz a locais com aqueciment­o em Albilene, no Texas, um dos estados mais afetados pela onda de frio
Greg Jaklewicz/Reporter-News/USA Today/Reuters Veículos da Guarda Nacional levam moradores sem luz a locais com aqueciment­o em Albilene, no Texas, um dos estados mais afetados pela onda de frio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil