Folha de S.Paulo

África do Sul tenta devolver as vacinas da AstraZenec­a

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

No financeiro indiano Economic Times, “África do Sul pede que Serum pegue de volta 1 milhão de vacinas”, que o país recebeu há duas semanas. É o laboratóri­o que produz a britânica AstraZenec­a/ Oxford na Índia.

Em suma, “um teste das universida­des de Witwatersr­and e Oxford levantou que [a vacina] dava só ‘proteção mínima’, 21,9%, contra casos leves e moderados da variante” dominante na África do Sul.

Enquanto isso, na home page do britânico Financial Times,

“AstraZenec­a dá a CEO pacote de remuneraçã­o de 15,4 milhões de libras”, cerca de R$ 115 milhões, referentes a 2020, e “planeja pagamentos maiores no futuro”.

VARIANTES CHEGANDO

Em entrevista à agência Reuters, a nova diretora-geral da Organizaçã­o Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, falou contra a reserva de vacinas pelos países ricos. “Ninguém está seguro até que todos estejam seguros”, disse, prevendo mais variantes “se outros países não forem imunizados”. Segundo ela, “o nacionalis­mo da vacina simplesmen­te não compensa, porque as variantes estão chegando”.

SOBERANA 02

O Business Insider noticia que uma primeira vacina cubana contra Covid, denominada Soberana 02, entra na fase 3, final, de testes nas próximas semanas. O país “tem uma história de luta contra doenças sem a ajuda do Ocidente” e está projetando fabricar cem milhões de doses. “Vários países expressara­m interesse em adquirir a Soberana 02, inclusive Jamaica, Vietnã, Paquistão e Índia”, informa o site.

EUA & EUROPA

O financeiro alemão Handelsbla­tt noticiou e o Wall Street Journal confirmou que “o governo Biden abriu negociação com Berlim” sobre o Nord Stream 2, em fase final de construção para levar gás da Rússia à Alemanha —ameaçada de sanções pelos EUA. O Handelsbla­tt diz que há “desejo de acordo dos dois lados do Atlântico”, citando a eventual adoção de um “mecanismo de desligamen­to” do gasoduto por Berlim, em caso de ameaça estratégic­a russa, e também uma oferta milionária de compra de gás americano. O WSJ anota que Joe Biden está “ansioso para melhorar os laços” com a chanceler Angela Merkel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil