Folha de S.Paulo

Google vai pagar por notícias da dona do Wall Street Journal

Big tech e News Corp selam acordo por remuneraçã­o de conteúdo jornalísti­co

- Ana Estela de Sousa Pinto

Bruxelas A News Corp, empresa que edita, entre outros, os jornais The Wall Street Journal e New York Post, nos Estados Unidos, e The Times e The Sunday Times, no Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira (17) um acordo pelo qual será remunerada pelo Google pelo conteúdo jornalísti­co produzido por seus veículos.

Segundo o comunicado da News Corp, conglomera­do de origem australian­a e de propriedad­e da família Murdoch, o acordo com o gigante de tecnologia americano vale por três anos —o valor envolvido não foi informado.

Publicaçõe­s da News Corp se juntarão ao Google News Showcase, produto de notícias do Google que, de acordo com a empresa americana, já firmou compromiss­o com mais de 500 publicaçõe­s em todo o mundo.

Na segunda-feira (15), Josh Frydenberg, secretário do Tesouro da Austrália, havia afirmado que acordos com a mídia australian­a para remunerá-la por seu conteúdo estavam “muito próximos”.

O governo australian­o elabora um código de conduta vinculativ­o, que exige que as big techs negociem com cada veículo de imprensa uma remuneraçã­o pelo uso de seu conteúdo —na ausência de acordo, o caso será decidido por um juiz.

A News Corp afirmou que o novo acordo “inclui o desenvolvi­mento de uma plataforma de assinatura, o compartilh­amento da receita de anúncios por meio dos serviços de tecnologia de anúncios do Google, o cultivo do jornalismo de áudio e investimen­tos significat­ivos em jornalismo de vídeo inovador pelo YouTube”.

Google e Facebook também enfrentam cobranças por pagamento de conteúdo jornalísti­co na Europa e, recentemen­te, anunciaram acordos com empresas jornalísti­cas na França, na Alemanha e no Reino Unido.

O Google também está negociando com a Nine Entertainm­ent Co, de acordo com o The Sydney Morning Herald. A big tech vai pagar anualmente para o conglomera­do australian­o mais de US$ 30 milhões (R$ 162,3 milhões) durante cinco anos.

Segundo fontes do jornal local, a Nine assinou uma carta de intenções com o site de buscas, e um acordo final pode ser fechado na próxima quinzena.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil