Folha de S.Paulo

Como fazer crumble de nectarina em 30 minutos

- Juliana Ventura folha.com/aventura-na-cozinha

Um arremedo de torta. É mais ou menos isso o crumble, doce típico inglês e muito comum em países como os Estados Unidos. Arremedo ou não, a sobremesa é uma delícia e extremamen­te fácil de fazer —fácil mesmo, fica pronta em 30 minutos e não requer absolutame­nte nenhum eletrodomé­stico além de um forno convencion­al.

Criado na escassez, o doce ganhou o mundo e uma porção de versões. Na época da Segunda Guerra Mundial, o crumble (palavra que significa migalha em inglês) se tornou um jeito de manter a sobremesa na mesa mesmo com a falta de ingredient­es na despensa. Assim, em vez de uma torta completa, as donas de casa picavam frutas e as cobriam com uma farofa feita com o que havia de farinha, manteiga e açúcar —e eventualme­nte nozes e migalhas de pão amanhecido.

A preparação lembra a nossa cuca de banana, mas difere no fato de que a receita do sul do país tem uma camada de massa, além da fruta e da farofa crocante.

Na receita que dou aqui, usei nectarinas amarelas com a casca, pois o vermelho confere uma cor linda ao quitute. O resultado é delicioso, lembrando pêssegos em calda (mas sem os problemas dos produtos industrial­izados e cheios de açúcar) coberto de massinha crocante, com amêndoas. Sorvete de baunilha acompanha.

Essa receita é uma das mais fáceis de adaptar ao que se tem na cozinha. A farofa não precisa de nenhuma oleaginosa, mas comporta amêndoas, castanhas diversas, nozes e avelãs.

Entre as frutas, é possível tentar pêssego, maçã, banana, pera, cereja, morango, frutas vermelhas em geral e até abacaxi. Ou seja, tem para todo gosto.

 ?? Juliana Ventura/Folhapress ?? Receita de doce típico inglês é considerad­a fácil e serve seis pessoas
Juliana Ventura/Folhapress Receita de doce típico inglês é considerad­a fácil e serve seis pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil