Folha de S.Paulo

Café da tia Lada era servido pontualmen­te todo dia às 15h

ESMERALDA TRAVAIN (1938 - 2021)

- Isabela Palhares coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Quem quisesse ouvir boas histórias e tomar um café em Ivinhema (MS), sabia a hora e o endereço certo de encontrá-los: todo dia às 15h na casa da tia Lada.

Por anos, o café pontualmen­te servido por Esmeralda Travain, a tia Lada, foi o ponto de encontro de toda a família. E não faltava quem a fizesse companhia, já que teve seis irmãos e mais de 20 sobrinhos.

Esmeralda tinha deficiênci­a auditiva decorrente de uma doença na infância. No entanto, isso nunca a impediu de ser a dona das grandes prosas da família.

Apesar do grande número de sobrinhos, ela nunca esqueceu o nome e data de aniversári­o de nenhum deles. Também lembrava com detalhes o dia do nascimento de cada um.

“Mesmo que ela não estivesse presente no dia em que alguém nasceu, ela guardava na memória o que estava fazendo quando soube do nascimento ou se era um dia chuvoso ou ensolarado”, lembra Nídia Penteado, 48, uma das sobrinhas.

Além de gostar de estar sempre rodeada dos sobrinhos, Esmeralda tinha grande paixão por animais. Tinha seis gatos e dois cachorros. O cuidado com eles se tornou um ritual em seu cotidiano.

Seu dia só começava, e também só se encerrava, após os cuidados com os animais.

“Ela organizava a comida de cada um deles, sabia sempre o que cada um gostava, como brincar com eles. À noite, ela não ia descansar enquanto não tivesse arrumado o cantinho para os bichinhos dormirem”, recorda Nídia.

Durante a pandemia, Esmeralda não se incomodou de fazer o isolamento já que tinha a companhia dos animais e de uma irmã, com quem morava. Só ficou triste quando soube do cancelamen­to de festas religiosas da cidade.

Esmeralda morreu aos 82 anos após complicaçõ­es provocadas pela Covid-19. Ela deixa seis irmãos e os sobrinhos.

JOSÉ TADEU DE TOLEDO

Aos 75, casado com Cláudia Lucchese Costa de Toledo. Segunda (22). Cemitério Ecumênico João XXIII, av. Natal, 60, Medianeira, Porto Alegre.

274º MÊS

NORMA VASQUES DOMINGUEZ

Nesta quarta (24) às 20h, Igreja Nsa. Senhora da Saúde, r. Domingos de Morais, 2.387, Vl. Mariana

Procure o Serviço Funerário Municipal de São Paulo: tel. (11) 3396-3800 e central 156; prefeitura.sp.gov.br/servicofun­erario. Anúncio pago na Folha: tel. (11) 3224-4000. Seg. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 12h às 17h. Aviso gratuito na seção: folha.com/ mortes até as 18h para publicação no dia seguinte (19h de sexta para publicação aos domingos) ou pelo telefone (11) 3224-3305 das 16h às 18h em dias úteis. Informe um número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil