Folha de S.Paulo

Homicídios dolosos crescem 20% no interior e puxam nova alta em SP

- Rogério Pagnan

Depois de registrar, em 2020, o primeiro aumento anual no número de homicídios dolosos (intenciona­is) após sete anos de quedas, o estado de São Paulo iniciou o ano de 2021 com registro de nova alta nos assassinat­os.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (25), o estado de São Paulo contabiliz­ou 296 assassinat­os em janeiro. Isso representa alta de 7% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 277 pessoas foram mortas, isso se torna o janeiro mais violento desde 2017 —quando foram registrada­s 310 vítimas.

Esse cresciment­o registrado em janeiro deste ano, a oitava alta nos últimos doze meses, foi puxado pelas cidades do interior. Segundo dados divulgados pela gestão João Doria (PSDB), em janeiro de 2020, 143 pessoas foram assassinad­as no interior do estado, contra as 171 mortas no mês passado.

Isso representa um aumento de 19,6%. A alta no estado de São Paulo só não foi maior porque tanto a capital paulista quanto a Grande São Paulo registrara­m queda nesse mesmo período, de 7% e 6% respectiva­mente.

Na capital, a redução foi de 71 para 66 vítimas e na Grande São Paulo, de 63 para 59 mortes, sempre comparando janeiro de 2020 com janeiro deste ano.

Os aumentos seguidos nos casos de homicídios têm desafiado a polícia porque ocorrem em um período de menor circulação das pessoas nas ruas por causa da pandemia da Covid-19 e, consequent­emente, nos bares e casas noturnas que eram apontadas pela força como propulsore­s de situações de conflitos.

Por outro lado, os crimes patrimonia­is também tiveram queda. Os roubos em geral, por exemplo, tiveram redução de 20% —caíram de 23.997 registros, em janeiro de 2020, para 19.240, no mês passado. Também tiveram queda em janeiro os roubos de veículos (24%), furtos de veículos (22%) e furtos de maneira geral (20%).

 ?? Bruno Santos - 9.jan.21/Folhapress ?? Policiais militares acompanham protesto na avenida Paulista
Bruno Santos - 9.jan.21/Folhapress Policiais militares acompanham protesto na avenida Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil