Folha de S.Paulo

Capital inicia hoje imunização de maiores de 77

Dois novos pontos para vacinação sem precisar sair do carro são abertos, mas o Pacaembu será fechado na quinta

- Clayton Freitas

são paulo | agora A gestão Bruno Covas (PSDB) abre nesta quarta-feira (3) dois novos pontos de drive-thru para vacinação contra a Covid-19, ambos na zona sul: um no teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, e outro no ginásio do Ibirapuera, no Paraíso.

Nesta terça-feira (2) entraram em funcioname­nto drivethrus no Memorial da América Latina e no estádio do Morumbi, ambos na zona oeste.

O do Pacaembu, um dos primeiros a serem montados e um dos mais procurados, terá seu último dia de funcioname­nto nesta quarta-feira. A justificat­iva, segundo a prefeitura, é que o estádio, que foi privatizad­o, passará por obras.

O plano da prefeitura é o de abrir mais quatro pontos de drive-thru até a próxima sexta-feira (5). Nesta quinta, serão inaugurado­s mais três: no parque Villa-Lobos (zona oeste); no do Clube Atlético Monte Líbano, na região do Ibirapuera (zona sul); e na subprefeit­ura de M’Boi Mirim (zona sul). Na sexta-feira (5) será aberto mais um ponto de drive-thru, o do Club Athletico Paulistano, no Jardim América (zona oeste).

Caso todos os endereços se confirmem, a capital terá 14 pontos de drive-thru para imunização contra a Covid-19. Do total, porém, apenas três estão em bairros afastados: Itaquera (estádio do Corinthian­s); autódromo de Interlagos, e o do M’Boi Mirim. A escolha dos locais é motivo de críticas do médico sanitarist­a Jorge Kayano, pesquisado­r do Instituto Pólis. “É injustiça social”, afirma.

Kayano é coautor de um estudo do Instituto Pólis que defende a necessidad­e de imunizar populações de regiões mais afetadas pela pandemia, e não por faixas etárias.

O estudo indica ser mais eficaz distribuir as doses onde há mais mortes de pessoas idosas pela doença do que distribuir os imunizante­s em todos os locais.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde, da gestão Bruno Covas (PSDB), disse que os pontos de drive-thrus para vacinação contra a Covid “são instalados levando em consideraç­ão a população elegível e em locais de melhor acesso, estrutura ampla e adequada ou facilmente adaptável às necessidad­es”. “Devido aos critérios de priorizaçã­o, neste momento os locais escolhidos são os mais indicados. A ampliação dos postos está sendo gradativa, conforme a demanda”, diz.

A cidade de São Paulo começa nesta quarta (2) a vacinação de 114 mil idosos da faixa etária de 77 anos a 79 anos. Os pontos de drive-thru serão exclusivos para esse público e para oferecer o reforço, a segunda dose. Os imunizante­s estarão disponívei­s nas UBSs .

Aqueles que receberam a primeira dose nesta quarta no Pacaembu (que será fechado) ou quem já foi imunizado no local e aguarda pela dose de reforço, poderá procurar outro endereço de drive-thru ou qualquer UBS.

No total, já foram distribuíd­as 776.865 doses na cidade de São Paulo.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Mulher é imunizada no drive-thru no estádio do Morumbi, onde o governador João Doria esteve presente
Danilo Verpa/Folhapress Mulher é imunizada no drive-thru no estádio do Morumbi, onde o governador João Doria esteve presente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil