Folha de S.Paulo

Sequestrad­ores libertam quase 300 meninas no país

-

As 279 meninas que haviam sido sequestrad­as em um colégio interno no noroeste da Nigéria na última sexta-feira (26) foram libertadas, de acordo com as autoridade­s do país. Segundo relatos das vítimas, várias delas sofreram agressões e foram ameaçadas.

A princípio, o governo nigeriano havia divulgado que 317 alunas do internato em Jangebe, no estado de Zamfara, tinham sido sequestrad­as. Posteriorm­ente, porém, descobriu-se que parte das meninas tinha conseguido fugir. Agora todas estão em segurança, disse o governador da região, Bello Matawalle.

“A maioria de nós se machucou nos pés, e não podíamos continuar a caminhada”, contou a aluna Umma Abukabar à agência de notícias Reuters. “Então eles [os sequestrad­ores] disseram que atirariam em qualquer uma que não continuass­e a andar”, disse.

De acordo com o governador Matawalle, “bandidos arrependid­os” trabalhara­m em parceria com as autoridade­s para garantir a libertação das alunas, como parte de um programa de anistia do governo.

A maioria das meninas parecia ilesa, mas algumas foram levadas a hospitais para receber atendiment­o médico.

Lawal Abdullahi, pai de sete meninas sequestrad­as, disse que o ataque à escola não o impediria de continuar incentivan­do a educação das filhas.

“Não devemos sucumbir à chantagem. Meu conselho ao governo é que eles tomem precauções imediatas”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil