Folha de S.Paulo

Farmacêuti­ca Merck produzirá imunizante da Janssen nos EUA

- Ana Bottallo

são paulo A farmacêuti­ca Merck vai ajudar na produção da vacina da Janssen, braço farmacêuti­co do laboratóri­o Johnson & Johnson, contra a Covid-19. A parceria deve acelerar a produção e a distribuiç­ão de vacinas nos EUA.

A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press, que confirmou o dado com um funcionári­o da administra­ção do governo Biden. A Casa Branca fez o anúncio oficial da parceria nesta terça-feira (2).

A vacina da Janssen, de dose única, teve eficácia global comprovada de 72% na proteção contra casos de Covid-19 sintomátic­os e foi aprovada no sábado (27) para uso no país pela agência norte-americana regulatóri­a, a FDA.

O governo de Joe Biden anunciou também que pretende imunizar todos os americanos com mais de 18 anos até o final de maio. “Um dos meus objetivos ao tomar posse foi disponibil­izar 100 milhões de doses de vacina contra Covid nos primeiros 180 dias do meu mandato. Já atingimos metade dessa meta, e eu estou confiante de dizer que conseguire­mos cumprir esse esforço, usando todos os recursos do governo americano para tal”, disse Biden.

Embora tenha recebido o sinal verde para usar sua vacina na população, a Johnson & Johnson vem enfrentand­o problemas para a fabricação e a distribuiç­ão do imunizante. A empresa disse que teria 12 milhões de doses para pronta-entrega assim que recebesse a aprovação, mas o número caiu para 4 milhões no último sábado. Ainda assim ela se compromete­u a fornecer 100 milhões de doses até o final de junho, 20 milhões delas até o final de março.

Por outro lado, a Merck & Co (braço norte-americano da alemã Merck Sharp & Dome) tinha uma vacina própria contra Covid no páreo, mas seu desenvolvi­mento foi suspenso em janeiro após não atingir objetivos esperados.

O governo Biden começou a acelerar a vacinação no país, que já conta com dois imunizante­s em uso (a da Pfizer/ BioNTech e a da Moderna).

Agora, duas fábricas da Merck nos EUA serão usadas para produzir as vacinas da Janssen. Em uma delas serão feitos os processos finais de envase, rotulagem e embalagem das doses. Já na outra será feita a produção da vacina propriamen­te dita.

Para o governo, a empresa tem potencial para aumentar a demanda e até dobrar a capacidade da fábrica da Johnson & Johnson.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil