Folha de S.Paulo

Rio divulga novo cronograma, e estado terá hospital modular

- Júlia Barbon

rio de janeiro Caso o cronograma de entregas do Ministério da Saúde seja cumprido, a cidade do Rio de Janeiro quer vacinar todos os idosos de 67 anos ou mais até o final de março. Em novo calendário divulgado nesta terça (2), a prefeitura prevê continuar a campanha reservando dois ou três dias para cada idade.

De segunda (1º) até quarta (3),será imunizado quem tem 79 anos, além das pessoas acima dessa idade que perderam seu dia de vacinação. De quinta (4) a sábado (6), são os que têm 78 anos, e assim por diante.

“Hoje recebemos um cronograma de entregas da vacina. Sendo cumprido, segue o novo cronograma de vacinação”, publicou o prefeito Eduardo Paes (DEM) em suas redes sociais. A vacinação está sendo feita em postos de drive-thru e nas unidades de saúde.

A vacinação ficou oito dias suspensa por falta de doses na cidade, como ocorreu em diversas capitais. Até esta terça, 369 mil cariocas haviam recebido a primeira dose (o equivalent­e a 5,5% da população), sendo que 86 mil deles já tomaram a segunda dose.

A retomada foi possível porque, há uma semana, a Fiocruz importou 2 milhões de doses prontas da vacina da AstraZenec­a/Oxford e o Instituto Butantan começou a entregar novas remessas.

Também nesta terça, o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), anunciou que um hospital modular que está pronto há mais de oito meses mas não recebeu nenhum paciente será finalmente inaugurado em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense a 40 km da capital.

A abertura está prevista para 15 de abril, com 150 leitos, sendo 60 de UTI —metade do que foi anunciado inicialmen­te. Todos serão destinados ao tratamento da Covid-19.

Ela foi uma das sete unidades móveis construída­s pela organizaçã­o social Iabas, que entregou apenas duas das previstas (Maracanã e São Gonçalo) e foi alvo de operações policiais durante o ano passado.

Agora, mesmo no anúncio, o governo não esclareceu quem vai gerir o hospital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil