Folha de S.Paulo

Hannah Arendt é objeto de edições inéditas no país

- Walter Porto walter.porto@grupofolha.com.br

Hannah Arendt, uma das intelectua­is mais estudadas no mundo, vai ter a compreensã­o sobre sua obra ampliada com a publicação de uma biografia e escritos inéditos no Brasil.

Primeiro, chega pela Companhia das Letras ainda neste mês “Arendt - Entre o Amor e o Mal: Uma Biografia”, cujo original a sueca Ann Heberlein lançou no começo do ano.

E logo depois, em junho, a editora Bazar do Tempo publica “Pensar sem Corrimão”, uma coleção robusta de textos elaborados pela autora de 1953 a 1975, ano de sua morte, e compilados pela primeira vez em 2018 nos Estados Unidos.

O volume de mais de 500 páginas traz desde ensaios e textos de crítica até entrevista­s e discursos jamais reunidos da filósofa alemã.

como dois animais A editora Mol teve um caso curioso de sucesso com um livro sobre comportame­nto animal distribuíd­o em parceria com a franquia Petz, de produtos para animais de estimação. A publicação “Seu Cão Não É Doido/Seu Gato Não É Doido”, que saiu com tiragem de 120 mil exemplares em março, já está sendo reimpressa prevendo excesso de demanda.

tiro certeiro O modelo de vendas, claro, ajudou. A Mol se especializ­a em criar produtos editoriais adaptados a mercados de impacto social. O livro duplo, que não tem caráter publicitár­io, custa R$ 8,90 e é vendido nas franquias da rede de pet shops, com 38% do preço de capa direcionad­o a ONGs de proteção animal. Mas o fato é que, só em abril, já foram vendidos mais de 93 mil exemplares e arrecadado­s quase R$ 300 mil em doações para várias organizaçõ­es em prol dos animais.

divino brinquedo Para a comemoraçã­o do aniversári­o de dois anos de sua primeira publicação, a editora Chão começa um projeto de disponibil­izar todos os seus livros em formato ebook. A estreia será com “Jovita Alves Feitosa: Voluntária da Pátria, Voluntária da Morte”, do historiado­r José Murilo de Carvalho, que também inaugurou o catálogo da editora. A ideia é tornar todos os ebooks disponívei­s até o fim deste ano.

olhar agateado E a Grua vai publicar “Lar em Chamas”, romance mais conhecido da paquistane­sa Kamila Shamsie, vencedor do Women’s Prize for Fiction em 2018. Descrita como uma reinvenção de “Antígona”, de Sófocles, a obra acompanha a história de irmãos britânicos muçulmanos em conflito com as relações do pai com o Estado Islâmico. Outro romance de Shamsie, “Sombras Marcadas”, já tinha saído pela Alfaguara.

 ??  ?? Ilustração de Chris Riddell para a capa da edição comemorati­va de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que marca os 42 anos da obra e sai pela editora Arqueiro
Ilustração de Chris Riddell para a capa da edição comemorati­va de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que marca os 42 anos da obra e sai pela editora Arqueiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil