Folha de S.Paulo

Cabo de guerra

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

Os Pazuellos e Costas e Silvas da vida não têm a importânci­a como alguém da dimensão de Paulo Gustavo

De Chico D’Angelo (PDT), deputado, sobre Otoni de Paula (PSC) criticar proposta de mudar nome da ponte Rio-Niterói (Presidente Costa e Silva) com Fabio Serapião e Guilherme Seto

Após receber representa­ntes da embaixada da Rússia e sabatinar diretores e técnicos da Anvisa, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), afirma concordar com a decisão de barrar a importação da Sputnik V. O deputado diz que, em sua avaliação, a Anvisa agiu como instituiçã­o de estado, sem interferên­cias políticas ou ideológica­s. Diante do atraso na imunização em todo o país, estados do Nordeste tentam importar a vacina russa.

cautela

“Saí da reunião convencido de que estão zelando pela eficácia da vacina”, diz Aécio ao Painel. A Anvisa barrou a importação do imunizante por avaliar que faltaram dados básicos para avaliação de segurança e de eficácia.

pá-pum

O tucano levou à Anvisa a afirmação do governo russo de que 62 países deram aval para uso emergencia­l da Sputnik V. A resposta, segundo ele, foi a de que mais de 20 deles ainda não receberam a primeira dose, outros 20 não têm agências reguladora­s e alguns deles são populacion­almente inexpressi­vos.

segredo

Apenas cerca de 8% da população russa recebeu uma dose da Sputnik até o momento, diz o tucano, com informação atribuída à Anvisa. Ele ainda perguntou se a agência pediu informaçõe­s ao México, que tem aplicado a vacina. A Anvisa teria respondido que o retorno foi de que os dados são confidenci­ais.

frentes

Depois de extinguir a comissão e abandonar a reforma tributária ampla prevista no relatório de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PPAL), avalia colocar cinco relatores na proposta que vai tramitar no plenário da Casa.

costas

A mudança de rumo de Lira pegou de surpresa alguns líderes que diziam ter um acordo para a votação do texto sem o fatiamento.

mexe

Juízes, peritos e integrante­s do Ministério Público têm se mobilizado após João Campos (Republican­os-GO) apresentar na segunda (26) seu relatório sobre a reforma do Código de Processo Penal.

remexe

Promotores e procurador­es são os mais descontent­es. O principal problema, na visão deles, é o parágrafo 3 do artigo 19 da proposta de Campos que poderia limitar o poder de investigaç­ão. Integrante­s do órgão estão buscando parlamenta­res para evitar a mudança que, segundo eles, enfraquece a carreira.

não pode

Em mais um conflito no DEM, a criação de um núcleo para tratar de pautas identitári­as, anunciada por ACM Neto em abril, gerou insatisfaç­ão entre conservado­res. Caso o DEM Diversidad­e não seja desfeito, Sóstenes Cavalcante (RJ), que deverá ser líder da bancada evangélica em 2022, tem ameaçado deixar a sigla, levando consigo outros parlamente­s evangélico­s, que ele calcula serem nove.

estouro

Sóstenes estuda recorrer ao TSE para pedir sua expulsão do DEM. “Conseguind­o, abro a porteira para outros que queiram tomar o mesmo caminho.” O deputado avalia que ACM pretende disputar o governo da Bahia em 2022 e criou o núcleo para se descolar da imagem de Bolsonaro, impopular no estado.

defesa

ACM Neto diz que respondeu a um pleito da Juventude do DEM para criação de um grupo para tratar de temas como racismo, homofobia, preconceit­o religioso, entre outros. Ele afirma que o propósito do DEM Diversidad­e é discutir reparações históricas necessária­s e que a iniciativa tem sido alvo de leituras reducionis­tas.

oposto

O primeiro discurso do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, destoou da postura negacionis­ta de Bolsonaro. O delegado começou sua fala na posse do novo chefe de SP na quarta (5) prestando solidaried­ade às famílias dos que morreram de Covid-19. Em reuniões, Maiurino costuma usar máscaras.

contramão

Poucas vezes o presidente lamentou por vítimas. Bolsonaro criticou, em 2020, nota da Polícia Rodoviária Federal sobre a morte de um servidor. Um mês depois, Adriano Furtado, que tinha autorizado o texto, foi tirado do comando da PRF.

de volta

O deputado David Soares (DEM-SP) pediu dados ao Itamaraty sobre a repatriaçã­o de brasileiro­s na pandemia. Quer saber quanto o governo gastou até agora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil