Folha de S.Paulo

Nos EUA, inflação como não se vê ‘há muitos e muitos anos’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Na manchete do Wall Street Journal, “Preços mais altos fazem consumidor sentir aperto”. Logo abaixo, “Americanos acostumado­s a anos de inflação baixa começam a pagar preços muito mais altos por produtos e serviços”.

Ouve os CEOs da Kellogg’s (“não vemos inflação assim há muitos e muitos anos”) e da Whirlpool (“lojas estão vendo aumentos em todos os produtos”) e o célebre investidor Warren Buffett:

“Nós estamos aumentando os preços, as pessoas estão aumentando os preços para nós, e esses aumentos estão sendo aceitos. É uma economia realmente em brasa.”

Também o Drudge Report amontoou manchetes em maiúsculas: “Preços subindo por toda parte”, com CNN, e “Mais sofrimento na bomba” de gasolina, com AP.

alemanha se prepara Também no domingo, na manchete do Frankfurte­r Allgemeine Zeitung, com foto da chanceler Angela Merkel ao lado de Christine Lagarde, presidente do BC europeu, “Políticos precisam se preparar para inflação mais alta”. Para a “eventualid­ade de problema sério”, diante do “risco de superaquec­imento” nos EUA.

china se prepara Duas semanas atrás, o financeiro Caixin destacou “Como a China deve responder ao risco de inflação importada dos EUA”. E o South China Morning Post, avisando no título que os “aumentos de preços estão por toda parte”, publicou que a “China parece estar alerta para a ameaça, mas o Fed e outros grandes BCs ocidentais precisam mostrar mais preocupaçã­o com a alta dos preços”, sob o risco de “perderem a confiança”.

 ??  ?? O WSJ foi a Serrana (SP), que ‘está derrotando a Covid-19’; após 98% dos adultos tomarem Coronavac, ‘vida começou a voltar ao normal’; ‘Nós nos sentimos livres’, diz o homem da foto ‘WE FEEL FREE’
O WSJ foi a Serrana (SP), que ‘está derrotando a Covid-19’; após 98% dos adultos tomarem Coronavac, ‘vida começou a voltar ao normal’; ‘Nós nos sentimos livres’, diz o homem da foto ‘WE FEEL FREE’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil